sexta-feira, 24 de agosto de 2012

BARBARIDADE

Mnha filha não precisa de defesa, mais ainda quando aquilo que a ofende vem do preconceito e da ignorancia, como foi a infeliz declaração do infeliz ser humano que atende pelo nome de marcos piangers, integrante do programa pretinho básico, que disse que portadores de download são pessoas com defeito. Mas eu, enquanto pai de uma menina de 05 anos, que e portadora dessa sindrome me sinto agredido, pois um jornalista, por mais irreverente não pode ser tão inconseqüente e irresponsável por jogar uma expressão absurda, nojenta e cretina contra seres humanos que não tem a aparência física daquilo que entende ser um sujeito normal. Gostaria de dizer a esse jornalista que lhe falta legitimidade moral, decência e dignidade por ser tão mesquinho e pobre na sua visão de mundo distorcida e ofensiva. Espero que minha filha seja mais digna e decente com esse cromossomo a mais do que este infeliz ser humano que não tem responsabilidade com a violência que realizou contra todos os que amam, convivem, tem a dificuldade de superar os limites e preconceitos de uma sociedade ainda tão acostumada a exclusão. O defeito esta no preconceito e em todos os íamos dos inconseqüentes e imorais que somos obrigados a reconhecer como ainda membros de uma sociedade comum.


Este é o texto que postei no face do jornalista Marcos Piangers, pois diferententemente de minha filha, tenho voz, e mai ainda e felizmente, diferentemente dele, não me escondo atrás do humor irresponsável:
Caro Jornalista,
é verdade que vivemos em uma democracia, verdade que temos o direito de manifestar o pensamento, negando a forma vil do anonimato, é verdade que o humor serve a muitos fins, inclusive o de representar uma forma sublime de superação das mazelas cotidianas, é verdade que sectarismos e dogmas só trazem o absurdo e a tirania do medo, é verdade que nem sempre a palavra, a crítica, o comentário são compreendidos, mas verdadeiro também é o fato de que somos, numa democracia, sujeitos responsáveis e mesmo na informalidade e na inconseqüência, podemos ferir, agredir, humilhar e sem pretender gerar novas formas de discriminação. Não sei se tens um filho, amigo, parente, conhecido que apresentem a condição de portadores da síndrome de down, mas não posso deixar de buscar te educar, pois me pareces um irresponsável, a ter um pouco mais de sensibilidade e de reconhecer que tuas brincadeiras e a dos teus colegas ofendem, agridem, ferem sujeitos humanos que são o material de tuas brincadeiras, nem tão brincadeiras assim na medida em que alcançam formas veladas de ferimento a dignidade humana, pois seres humanos podem erras, o teu caso, mas isso não significa que têm defeito, simplesmente, enão tão simples assim, significa que são diferentes, apenas diferentes sem que isso lhes negue o direito de ser e restar enquanto seres humanos. Lamento que a democracia tenha se transformado nesse território de impunidades, irresponsabilidades, inconseqüências e indignidades. A corrupção não está apenas ao lado daques que praticam peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, mas de todos os que se sentem no direito de falar e falar sem a devida noção de que a violência da palavra é tão ou mais cruel do que tantas outras formas de violência e se esconderem ao final afirmando que não sabiam, não era a intenção, não tinham a noção, estavam apenas exercendo seu direito profissional. Minha filha não tem defeito, pelo menos, não têm as tuas imprecisões e irresponsabilidades, até por que, ela não tem o microfone para dizer o que quer e silenciar quando a brincadeira vai longe de mais. Lamento ser e estar na mesma condição de um ser humano que não consegue perceber quando o humor se torna numa simples banalidade.


Membros do Pretinho Básico
No programa de 22 de agosto de 2012, num contexto de tradicional humor, o jornalista Marcos Piangers numa frase estabeleceu a relação entre SD e defeito.
Como pai de uma criança de 5 anos com Síndrome de Down esta frase é inconsequente, irresponsável e ofensiva, mesmo num contexto de humor.
É verdade que vivemos numa democracia, ao qual todos tem direito a opinião, e no mesmo sentido, direito a expressão, contudo nesta mesma democracia que defenda a liberdade de opinião, há também a necessária condição de respeito a dignidade do outro.
O humor não pode ser utilizado como mecanismo de juízos de valor ou inconsequências para ferir um princípio básico dessa mesma democracia: a diferença.
Portadores de SD em nenhum sentido são defeituosos, nem no humor nem no preconceito a diferença pode ser ofendida, humilhada ou tratada de forma ambígua.
Não se trata aqui de patrulha ideológica, censura ou perseguição, apenas de um pai, que como tantos outros buscam construir em seus filhos a ideia de que respeito, dignidade e responsabilidade são valores que ninguém pode, por qualquer motivo, ofender ou menosprezar.
Síndrome de Down é simplesmente uma diferença, simples assim.
Antonio Marcelo Pacheco
Pai de Eduarda – uma menina com Síndrome de Down


Queridos amigos e amigas,
depois da frustração na primeira edição do programa, em que o Fetter leu o meu texto que foi uma exigência de direito resposta e que ao final o comunicador Marcos Piangers reiteirou a opinião, agora se nenhum humor a protegê-lo, entrei em contato com o jurídico da RBS, na pessoa da Drª Débora e com o próprio Alexandre Fetter, que se solidarizaram com a minha indignação e dor. Assim, na edição das 18h, o texto foi lido no primeiro momento e o tal comentarista, mesmo estando ou não, foi obrigado a não emitir os seus juízos de opinião que se sustentam em puro preconceito.
Esta minha primeira cruzada em nome de minha filha, mas também de todos os portadores e síndrome de down não se encerra aqui, pois percebi, claramente, que o tal do Piangers é um indivíduo inconsequente, irresponsável e preconceituoso. Vou atrás de um direito de resposta no Jornal RBS, para ver se consigo explicar a esse pretenso 'pensador' da cultura do superficial a diferença entre 'defeito' e 'deficiência' e 'diferença'.
Quero dizer a todos os pais, irmãos, tios, primos, amigos e seres humanos solidários e sensíveis que ainda não terminei minha (com perdão, nossa) luta pelo respeito, pela construção de uma dignidade que realmente possa ganhar espaços mais amplos de discussão.
Cansei do anonimato, da passividade, da luta solitária ao lado de minha esposa e filha, da luta egoísta, individualista dos meus problemas, pois sei que a dor é compartilhada e democrática, a insurgência e a indignação são comuns aos seres humanos, simples assim.
Muito obrigado por tudo e por todo apoio!!!!

NÃO VOU DESISTIR DE BUSCAR UM PEDIDO DE DESCULPAS DESSE INDIVÍDUO QUE REAFIRMOU, HOJE, QUE SÍNDROME DE DOWM ´W UM DEFEITO GENÉTICO. QUERO UM PEDIDO DE DESCULPAS, PARA VER SE CONSIGO EXPLICAR QUE DEFEITO, NÃO É A MESMA COISA QUE CONDIÇÃO ESPECIAL, OU NO MÍNIMO, EXPLICAR QUE NÃO É A MESMA COISA QUE DEFICIÊNCIA!





Nenhum comentário: