quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O HOMEM É UM VÍRUS, MULTIPLICA-SE FACILMENTE E DESTRÓI TUDO O QUE ENCONTRA PELA FRENTE.

terça-feira, 27 de novembro de 2012


AS VÁRIAS FACES DO MENSALÃO
Prezados (as),

Saudações.

Caros Amigos acaba de lançar nas bancas a Edição Especial sobre “As Várias Faces do Mensalão”. A revista enfrentou o desafio de tratar desse tema tão polêmico sem cair no discurso dominante da imprensa de direita e também sem esconder questões fundamentais que têm gerado os principais casos de corrupção política no Brasil, desde o sistema de financiamento de campanhas eleitorais, o fisiologismo das coligações governamentais, até as concepções partidárias nas quais os fins justificam todos os meios.

Denunciado em 2005, o caso do “mensalão” atingiu em cheio o primeiro governo Lula. Serviu de pretexto para a mídia reacionária e forças da direita atacarem a aliança da situação, o PT e parte das esquerdas. Especialmente porque apontava o envolvimento de importantes dirigentes petistas num escândalo de corrupção, no desvio de recursos públicos para alimentar o fisiologismo de políticos conservadores – do PP, PTB, PMDB e ex-PL.

Sete anos depois, o julgamento do caso do “mensalão” no Supremo Tribunal Federal, transmitido ao vivo pela TV, se transformou num espetáculo público de grande dimensão. Não foi o único caso de corrupção denunciado, no Brasil, nos governos civis desde o final da Ditadura Militar, em 1985. Também não foi o único em que políticos usaram recursos públicos e privados para a sustentação de seus esquemas políticos.

Ao contrário, em duas décadas tivemos o caso Collor-PC Farias, o golpe do Banco Econômico, o golpe do Banestado, os desvios do Maluf, o caso do “mensalão” tucano, o golpe do Opportunity, o golpe da Camargo Corrêa e tantos outros com características semelhantes: uso de dinheiro público para favorecimento de empresas privadas e pagamento de propinas a políticos, com desdobramentos em sonegação de impostos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro ilícito.

Entre tantos casos graves e inaceitáveis, o processo do “mensalão” do PT foi o único que foi levado a julgamento, evidentemente porque atinge de forma profunda o partido que, até então, era o mais aguerrido na luta contra os crimes de corrupção praticados pela direita, alta burguesia, setor financeiro e oligarquias reacionárias – em situações decorrentes da promiscuidade entre interesses privados e recursos públicos.

O julgamento do “mensalão” do governo Lula suscita também a análise sobre os desvios éticos e políticos praticados por dirigentes e líderes partidários. Afinal, existe alguma diferença entre a direita desviar dinheiro público e a esquerda desviar dinheiro público? Existe algum tipo de atenuante se o dinheiro desviado serviu para campanhas eleitorais ou para compor a sustentação política do governo com partidos de direita?

A edição especial da revista Caros Amigos procura resgatar toda a história do “mensalão” do PT, lembrar os inúmeros casos de corrupção que continuam impunes e analisar, sob o ponto de vista das esquerdas, como encarar o que aconteceu e o que fazer para prevalecer a defesa da política, dos partidos e da militância, com princípios e valores éticos.

O jornalismo é sempre melhor para a sociedade quando não foge dos problemas, mas encara-os na perspectiva de construção de um país melhor, livre, soberano, democrático, justo e igualitário.

Vale a pena conferir. Caros Amigos – o jornalismo crítico e independente!
Abraços.

Hamilton Octavio de Souza
Editor-Chefe

sábado, 24 de novembro de 2012



  REVISTA CAROS AMIGOS

Prezados (as)
Saudações.
A nova edição da Caros Amigos veicula uma excelente reportagem sobre o modelo de socialismo que está sendo construído na Venezuela, inclusive agora que o presidente Hugo Chávez conquistou mais seis anos de mandato – em eleições livres e democráticas – e promete aprofundar o controle social de vários setores de atividades pela maioria dos trabalhadores.
A revista constatou que o projeto chavista enfrenta problemas, recebe críticas, mas efetivamente estimula grande avanço na organização popular e na implantação das redes públicas de distribuição de produtos, investe na construção de moradias para a população de baixa renda, apoia as comunas e as iniciativas de produção coletiva – um processo claro de socialização.
Outra reportagem mostra que as eleições municipais, aqui no Brasil, mesmo centradas em disputas tipicamente locais, serviram também para consagrar algumas lideranças nacionais, entre elas Lula e Dilma, do PT, Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB – todos eles eventuais candidatos para a disputa presidencial de 2014. Ao mesmo tempo, a matéria da Caros Amigos procura esclarecer porque aumentam os índices de abstenção e os votos brancos e nulos.
A revista publica importante denúncia sobre o massacre do Pinheirinho, em São José dos Campos, ocorrido no início do ano: advogados e procuradores comprovam que o despejo da população foi previamente articulado por autoridades do Estado de São Paulo para favorecer a especulação imobiliária. A denúncia foi encaminhada para a Organização dos Estados Americanos (OEA), onde o caso de violência contra o povo será analisado.
A revista publica também ótimas entrevistas: com o jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto, que fala sobre as dificuldades de se fazer jornalismo independente na região Amazônica; com o cantor africano Tiken Jah Fakoly, que sofre perseguição no próprio continente; e com as compositoras Luana Hansen e Elisa Gargiulo, que juntaram o funk e o rap com a luta feminista.
Caros Amigos conta agora com a colaboração mensal de Eliete Negreiros, que escreverá sobre música e cultura em geral. Ela reforça o bom time de articulistas e colunistas da revista.
Vale a pena conferir.
Abraços.
Hamilton Octavio de Souza
Editor

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

jimmy cliff - i can see clearly now

A SEXTA FEIRA É A PORTA DA LIBERDADE


 DESCENDENTES DE ALEMÃES EXIGEM COTA DE 5%
 
 À "presidenta" Dilma Roussef

 Como minoria segregada no Brasil, nós, descendentes de alemães, solicitamos providências do governo federal para sermos igualados aos negros, perdão, afrodescendentes, no que tange aos direitos dos cidadãos. Para tanto, pacificamente reivindicamos seja aprovada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que contemple os seguintes pontos:

 01 - Fica estabelecida a cota de 5% para alemães e seus descendentes  nas universidades públicas brasileiras.

 02 - Fica proibido chamar descendentes de alemães, ucranianos,  holandeses e outros europeus de polaco.

03 - Fica proibido chamar um indivíduo de "alemão", pois o termo é  pejorativo e denigre a imagem deste como ser humano.

 04 - Fica estabelecido que os descendentes de alemães devem sem  chamados de "germanodescendentes"; chamá-los de alemão passa a ser  considerado crime de racismo - inafiançável - a despeito do fato de a  raça humana ser uma só.

 05 - Igualmente deve ser considerado crime de racismo o uso das  expressões "alemão", "alemãozinho", "alemoa", "alemoazinha", bicho de  goiaba", etc, para se referir aos germanodescendentes.

06 - Fica proibido o uso de expressões de cunho pejorativo associadas aos descendentes de alemães. Ex: "Coisa de alemão!", "Alemão porco....", "Só podia ser alemão", " alemão batata", " comedor de
chucrute", "português que sabe matemática", etc.

07 - Fica estabelecido o dia 25 de julho o "Dia Nacional da Consciência Germânica", com feriado nacional.

08 - Fica estabelecido o dia 25 de novembro o "Dia Nacional do Orgulho Alemão", com feriado nacional , mesmo que não se possa chamar alemão de alemão.

09 - Fica criada a Subsecretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Alemã, subordinada à Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial.

10 - Fica estabelecido o prazo de 2 anos para a Subsecretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Alemã virar Ministério dos Alemães, juntando-se aos outros 38 ministérios brasileiros, mesmo que não possa chamar alemão de alemão.

11 - Fica proibida qualquer atitude de segregação aos descendentes de  alemães, as quais os caracterizem com inferiores a outros seres  humanos.

12 - Fica restrita ao governo brasileiro a pressuposição de que os alemães são inferiores, estabelecendo as cotas, restrições associativas, nominativas e sanções para as mesmas.

13 - Passa a ser crime de "germanofobia" qualquer agressão deliberada contra um descendente de alemães, mesmo que não possa chamar alemão de alemão.

14 - Toda criança que usar a expressão "alemão batata come queijo com barata" estará cometendo bullying e deve ser encaminhada para tratamento psicológico.

15 - Em caso de um negão chamar um alemão de alemão, este adquire o direito de chamar o negão de negão sem aplicação das sanções já previstas em lei.
16 - Ficam estabelecidos como Centros Nacionais da Cultura Alemã o bairro Buraco do Raio, em Ivoti/RS, a zona central de Blumenau/SC e o bairro " Drei Parrulho", em Santa Cruz do Sul.

Brasília, 18 de maio de 2012.

PS: Caso italianos, portugueses, espanhois, sirio-libaneses,
japoneses, bolivianos, paraguaios, poloneses e inclusive nordestinos também se unificarem em projetos similares, haverá dificuldades para aqueles que
fazem questão de ser apenas brasileiros conseguir vagas em
universidades e direitos especiais.
POUCAS HORAS PARA BARRAR A PENA DE MORTE PARA GAYS.
Caros amigos,



Em poucas horas, Uganda pode aprovar uma lei que poderia impor a pena de morte para a homossexualidade. Uma enorme manifestação global engavetou essa lei no ano passado -- nós precisamos aumentar a pressão urgentemente para pressionar o presidente Museveni a apoiar os direitos humanos e impedir essa lei brutal. Assine abaixo, e conte a todos:
O parlamento de Uganda pode aprovar uma lei brutal que implicaria na pena de morte para a homossexualidade. Se eles fizerem isso, milhares de ugandenses poderiam ser executados, apenas por serem gays.

Nós ajudamos a impedir esta lei antes, e podemos fazê-lo novamente. Depois de uma enorme manifestação global ano passado, o presidente ugandense Museveni bloqueou o avanço da lei. Mas os distúrbios políticos estão crescendo em Uganda, e extremistas religiosos no parlamento estão esperando que a confusão e violência nas ruas distraia a comunidade internacional nesta segunda tentativa de aprovar essa lei feita de ódio. Nós podemos mostrar a eles que o mundo ainda está observando.

Nós não temos tempo a perder. Vamos nos unir em 1 milhão de vozes contra a pena de morte para gays em Uganda nas próximas 24 horas -- entregaremos a petição para os líderes de Uganda e países influentes. Clique aqui para agir, e então encaminhe este e-mail para todos:

http://www.avaaz.org/po/uganda_stop_gay_death_law/?biAzibb&v=19443

Ser gay em Uganda já é perigoso e aterrorizante. LGBTs em Uganda são frequentemente assediados e espancados, e no ano passado o ativista de direitos gays David Kato (foto acima), foi brutalmente assassinado em sua própria casa. Agora os ugandenses da comunidade LGBT estão ainda mais ameaçados por essa lei draconiana que pode impor prisão perpétua a pessoas condenadas por relações com o mesmo sexo e a pena de morte para "criminosos graves". Até mesmo ONGs trabalhando para prevenir a disseminação do HIV podem ser condenadas por "promover a homossexualidade" sob essa lei feita de ódio.

Agora mesmo, Uganda está no meio de um tumulto político -- o sumiço de milhões vindos de ajuda financeira internacional causou um escândalo no parlamento. Essa revolta forneceu aos extremistas religiosos no parlamento a chance perfeita de tirar da gaveta a lei homofóbica, chamando-a de "presente de Natal" para todos os ugandenses.

O presidente Museveni desistiu desta lei no ano passado depois da pressão internacional ameaçar o suporte e auxílio a Uganda. Vamos fazer uma petição com a força de um milhão de pessoas para impedir a lei da pena de morte para gays novamente e salvar vidas. Temos poucas horas -- assine abaixo, e então conte a amigos e família:

http://www.avaaz.org/po/uganda_stop_gay_death_law/?biAzibb&v=19443

Da última vez, nossa petição internacional condenando a lei da pena de morte para gays foi entregue ao parlamento -- impulsionando a cobertura de notícias globais e fazendo pressão suficiente para bloquear a lei por meses. Quando um jornal publicou 100 nomes, fotos e endereços de suspeitos gays e os identificados foram ameaçados, a Avaaz auxiliou uma ação legal contra o jornal e nós ganhamos! Juntos nós nos levantamos, por muitas vezes, pela comunidade gay de Uganda -- agora eles precisam de nós mais que nunca.

Com esperança e determinação,

Emma, Iain, Alice, Luis, Ricken, Joseph, Michelle e toda a equipe da Avaaz


MAIS INFORMAÇÕES:

Deputada de Uganda quer lei antigay como 'presente de Natal' (G1)
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/11/deputada-de-uganda-quer-lei-antigay-como-presente-de-natal.html

Parlamento de Uganda vai debater projeto de lei anti-gays (em inglês) (YNews!)
http://au.news.yahoo.com/world/a/-/world/15453168/ugandan-parliament-to-debate-anti-gay-bill/

Uganda enfrenta o fundamentalismo cristão (Outras Palavras)
http://www.outraspalavras.net/2011/05/03/uganda-enfrente-o-fundamentalismo-cristao/

Ativista gay que processou jornal anti-homossexuais é morto em Uganda (BBC Brasil)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/01/110127_uganda_ativista_gay_morto_rw.shtml

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"NOSSAS VIDAS SÃO COMO O CLARÃO DE UM RAIO, DESAPARECEM NUM INSTANTE."

(Máxima Budista)

APOIE A IMPRENSA INDEPENDENTE:  ASSINE CAROS AMIGOS

Assine Caros Amigos, as vantagens estão ainda melhores


Agora você assina por 1 ano com 25% de desconto
Faça uma assinatura e receba Caros Amigos mensalmente, com todo conforto, em sua casa. Agora você recebe 12 edições e paga só 9. E mais, pode parcelar em até 6 x R$ 16,30. Aproveite!assine

Assinando por 2 anos o seu desconto é ainda maior
O desconto para assinaturas com duração de 2 anos é de 30%. Esse desconto equivale a 7 edições gratuitas. Você recebe 24 edições e paga só 17. Utilize o seu cartão e parcele em até 6 vezes.assine

Assine por 3 anos e pague só 2
É isso mesmo, assine Caros Amigos por 3 anos e receba 1 ano de graça. Desconto de 35% e você pode parcelar sem juros em até 6 vezes de R$ 42,50. Sem dúvida a melhor opção! assine

ASSINE CAROS AMIGOS

domingo, 18 de novembro de 2012

Pascal V - Avaaz.org
16 nov (2 dias atrás)
para mim

O nosso apelo, entregue ao Parlamento e na TV, ajudou-nos a vencer esta etapa! Envie este e-mail amplamente para aumentar nossos números para a votação completa que acontecerá logo mais.
Caros amigos,

Em poucos dias, o parlamento da Nigéria pode aprovar uma multa de US$ 5 bilhões de dólares para a gigante poluidora Shell e dar início a uma lei que responsabilizaria empresas de petróleo pela primeira vez na história. O presidente apoia essa multa, mas a indústria petrolífera está intensamente pressionando os parlamentares a votarem contra a reforma. Nossas vozes podem pressioná-los a conseguir justiça para o povo da Nigéria. Junte-se a este chamado urgente agora!

Em poucos dias, o parlamento da Nigéria pode aprovar uma multa de US$ 5 bilhões de dólares para a gigante poluidora Shell por conta de um derramamento de óleo que devastou a vida de milhões de pessoas, e aprovar uma lei para responsabilizar empresas petrolíferas por poluição e pilhagem. Esse é um momento crítico, e a menos que nos pronunciemos a respeito, as gigantes petrolíferas vão destruir essa oportunidade.
Finalmente a indústria de petróleo terá que pagar por destruir terras férteis e gerar violência. O presidente Goodluck Jonathan apoia a aplicação dessa multa, e senadores progressistas estão fazendo pressão por regulamentações rígidas na legislação, mas as indústrias petolíferas poderão escapar facilmente, pois sem um grande apoio internacional, os parlamentares poderão se curvar diante da pressão da indústria de petróleo.
Os políticos estão decidindo, neste exato momento, de que lado vão ficar. Assine esta petição urgente para o parlamento nigeriano multar a Shell e apoiar o projeto de lei e, em seguida, encaminhe esse email para todos. Quando chegarmos a 1 milhão de assinaturas levaremos nosso clamor global sem precedentes para a porta de entrada do parlamento da Nigéria:
http://www.avaaz.org/po/make_shell_pay_rb/?biAzibb&v=19283
Especialistas dizem que, todos os anos, a indústria de petróleo derrama uma quantidade de petróleo equivalente a um navio Exxon Valdez no Delta do Níger, mas como isso acontece na África, há pouca atenção na mídia. Após um vazamento na unidade de exploração de petróleo da Shell em Bonga, em dezembro do ano passado, milhões de barris de petróleo foram derramados no oceano e espalhados pela região costeira altamente populosa – isso resultou em um dos maiores derramamentos de petróleo da África. A multa e o projeto de lei que vem sendo discutidos no parlamento são uma chance única para se erguer diante da indústria do petróleo.
As empresas de petróleo já lucraram US$600 bilhões de dólares nos últimos 50 anos na Nigéria, mas os habitantes nunca se beneficiaram disso. Suas terras, água potável e áreas de pesca estão arruinadas. A Shell gasta centenas de milhões de dólares por ano com forças de segurança, reprimindo protestos contra suas práticas danosas.
A indústria do petróleo é crucial para a economia, mas as empresas nunca foram responsabilizadas pela devastação causada com a perfuração. Agora, o presidente da Nigéria e alguns parlamentares corajosos se pronunciaram e podem finalmente atingir as gigantes indústrias petrolíferas com multas rígidas e compensar as vítimas. Se mostrarmos a estes parlamentares que o mundo apoia esta ideia, poderemos realmente mudar a vida de milhões de pessoas. Clique abaixo para assinar a petição urgente:
http://www.avaaz.org/po/make_shell_pay_rb/?biAzibb&v=19283
Membros da Avaaz já se ergueram diante das grandes indústrias de petróleo em várias partes do mundo. Contra a Chevron no Equador, o derramamento de petróleo no Golfo do México, e pelo fim dos subsídios aos combustíveis fósseis na Rio+20. Vamos nos unir mais uma vez, agora pela Nigéria. Vamos garantir que os políticos enviem uma mensagem clara para as indústrias petrolíferas: seus dias de impunidade acabaram.
Com esperança e determinação,
Pascal, Patricia, Alex, Ricken, David, Rewan, e toda a equipe da Avaaz

Mais informações:
Shell leva multa de US$ 5 bilhões por vazamento de óleo no Rio Níger (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/07/shell-leva-multa-de-us-5-bilhoes-por-vazamento-de-oleo-no-rio-niger.html
Shell responderá na Justiça holandesa por vazamentos de óleo na Nigéria (DW)
http://www.dw.de/shell-responder%C3%A1-na-justi%C3%A7a-holandesa-por-vazamentos-de-%C3%B3leo-na-nig%C3%A9ria/a-16300583-1
As investigações ao derrame de petróleo no Delta do Níger são “um fiasco” (Amnistia Internacional)
http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1069:investigacoes-ao-derrame-de-petroleo-no-delta-do-niger-sao-um-fiasco&catid=15:noticias&Itemid=92
Descontaminação do Delta do Níger vai demorar até 30 anos, diz ONU (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/08/descontaminacao-do-delta-do-niger-vai-demorar-ate-30-anos-diz-onu.html
Wikileaks: multinacional petrolífera se infiltrou no governo da Nigéria (Opera Mundi)
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/8134/conteudo+opera.shtml

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

LOJA CAROS AMIGOS

LIVROS PARA TODAS AS ESQUERDAS

Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo
A vida de Carlos Marighella (1911-69) foi tão frenética quanto surpreendente. Militante comunista desde a juventude, esse mulato de Salvador era também um profícuo poeta, homem irreverente e brincalhão. Nesta narrativa repleta de revelações, o jornalista Mário Magalhães investiga as várias facetas do biografado.

Batalha da mídia
Ajude a combater o Partido da Imprensa Golpista. Fortaleça a mídia independente. Assine Caros Amigos.

A Teoria da Revolução no Jovem Marx
A obra é essencialmente um estudo da evolução política e filosófica de Karl Marx no contexto histórico das lutas sociais na Europa durante os decisivos anos de 1840 a 1848 e, em particular, sua relação com as experiências de luta da classe operária em formação e com o primeiro movimento socialista/comunista. 

Cuba Sem Bloqueio: a revolução cubana e seu futuro, sem as manipulações da mídia dominante
Como anuncia o título, trata-se de um trabalho que mostra a realidade cubana atual de forma clara e direta, sem as mistificações criadas pelos meios de comunicação dominantes.

A Grande Crise Rastejante
A crise do capital e suas consequências para o planeta são tema do livro de Vito Letizia. O livro tem uma importância singular para a compreensão da conjuntura.

Banksy. Guerra e Spray
Ninguém sabe quem é Banksy, o artista do estêncil e do spray que tem deixado a marca de sua irreverência em paredes de cidades do mundo inteiro, de Londres à Palestina. Esse livro reúne o melhor de seus trabalhos e expõe alguns de seus pensamentos nas palavras do próprio.

A Ditadura Continuada
Obra relembra que o golpe militar e a maior parte do regime tiveram o apoio da mídia, mostrando que a continuidade dos laços da imprensa com o autoritarismo apareceu de maneira clara quando Dilma Rousseff, uma ex-militante da resistência à ditadura, concorreu à presidência do país.

As armas da crítica
Uma antologia que reúne alguns dos principais textos “clássicos” do pensamento marxista. As armas da crítica, organizado por Ivana Jinkings e Emir Sader, traz textos de Karl Marx, Friedrich Engels, Vladimir Lenin, Leon Trotski, Rosa Luxemburgo e Antonio Gramsci.

Agora você assina por 1 ano com 25% de desconto
Faça uma assinatura e receba Caros Amigos mensalmente, com todo conforto, em sua casa. Agora você recebe 12 edições e paga só 9. E mais, pode parcelar em até 6 x R$ 16,30. Aproveite!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A mídia é um espaço aberto as necessidades do mercado de consumo.
A mídia é a boca voraz e faminta do mercado de consumo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"TEMOS QUE SER A TRANSFORMAÇÃO QUE QUEREMOS NO MUNDO".

(Mahatma Gandhi)

terça-feira, 6 de novembro de 2012

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

POR QUERER ENGOLIR O CONHECIMENTO FOMOS EXPULSOS DO PARAÍSO.

Simon's Cat in 'Fetch'

0 PODER DAS PESSOAS VS INDÚSTRIAS PETROLÍFERAS

Caros amigos, 



Em poucos dias, o parlamento da Nigéria pode aprovar uma multa de US$ 5 bilhões de dólares para a gigante poluidora Shell e dar início a uma lei que responsabilizaria empresas de petróleo pela primeira vez na história. O presidente apoia essa multa, mas a indústria petrolífera está intensamente pressionando os parlamentares a votarem contra a reforma. Nossas vozes podem pressioná-los a conseguir justiça para o povo da Nigéria. Junte-se a este chamado urgente agora!

Assine a petição
Em poucos dias, o parlamento da Nigéria pode aprovar uma multa de US$ 5 bilhões de dólares para a gigante poluidora Shell por conta de um derramamento de óleo que devastou a vida de milhões de pessoas, e aprovar uma lei para responsabilizar empresas petrolíferas por poluição e pilhagem. Esse é um momento crítico, e a menos que nos pronunciemos a respeito, as gigantes petrolíferas vão destruir essa oportunidade. 

Finalmente a indústria de petróleo terá que pagar por destruir terras férteis e gerar violência. O presidente Goodluck Jonathan apoia a aplicação dessa multa, e senadores progressistas estão fazendo pressão por regulamentações rígidas na legislação, mas as indústrias petolíferas poderão escapar facilmente, pois sem um grande apoio internacional, os parlamentares poderão se curvar diante da pressão da indústria de petróleo. 

Os políticos estão decidindo, neste exato momento, de que lado vão ficar. Assine esta petição urgente para o parlamento nigeriano multar a Shell e apoiar o projeto de lei e, em seguida, encaminhe esse email para todos. Quando chegarmos a 1 milhão de assinaturas levaremos nosso clamor global sem precedentes para a porta de entrada do parlamento da Nigéria: 

http://www.avaaz.org/po/make_shell_pay_b/?biAzibb&v=19091 

Especialistas dizem que, todos os anos, a indústria de petróleo derrama uma quantidade de petróleo equivalente a um navio Exxon Valdez no Delta do Níger, mas como isso acontece na África, há pouca atenção na mídia. Após um vazamento na unidade de exploração de petróleo da Shell em Bonga, em dezembro do ano passado, milhões de barris de petróleo foram derramados no oceano e espalhados pela região costeira altamente populosa – isso resultou em um dos maiores derramamentos de petróleo da África. A multa e o projeto de lei que vem sendo discutidos no parlamento são uma chance única para se erguer diante da indústria do petróleo

As empresas de petróleo já lucraram US$600 bilhões de dólares nos últimos 50 anos na Nigéria, mas os habitantes nunca se beneficiaram disso. Suas terras, água potável e áreas de pesca estão arruinadas. A Shell gasta centenas de milhões de dólares por ano com forças de segurança, reprimindo protestos contra suas práticas danosas. 

A indústria do petróleo é crucial para a economia, mas as empresas nunca foram responsabilizadas pela devastação causada com a perfuração. Agora, o presidente da Nigéria e alguns parlamentares corajosos se pronunciaram e podem finalmente atingir as gigantes indústrias petrolíferas com multas rígidas e compensar as vítimas. Se mostrarmos a estes parlamentares que o mundo apoia esta ideia, poderemos realmente mudar a vida de milhões de pessoas. Clique abaixo para assinar a petição urgente: 

http://www.avaaz.org/po/make_shell_pay_b/?biAzibb&v=19091 

Membros da Avaaz já se ergueram diante das grandes indústrias de petróleo em várias partes do mundo. Contra a Chevron no Equador, o derramamento de petróleo no Golfo do México, e pelo fim dos subsídios aos combustíveis fósseis na Rio+20. Vamos nos unir mais uma vez, agora pela Nigéria. Vamos garantir que os políticos enviem uma mensagem clara para as indústrias petrolíferas: seus dias de impunidade acabaram. 

Com esperança e determinação, 

Pascal, Patricia, Alex, Ricken, David, Rewan, e toda a equipe da Avaaz 


Mais informações: 

Shell leva multa de US$ 5 bilhões por vazamento de óleo no Rio Níger (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/07/shell-leva-multa-de-us-5-bilhoes-por-vazamento-de-oleo-no-rio-niger.html 

Shell responderá na Justiça holandesa por vazamentos de óleo na Nigéria (DW)
http://www.dw.de/shell-responder%C3%A1-na-justi%C3%A7a-holandesa-por-vazamentos-de-%C3%B3leo-na-nig%C3%A9ria/a-16300583-1 

As investigações ao derrame de petróleo no Delta do Níger são “um fiasco” (Amnistia Internacional)
http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1069:investigacoes-ao-derrame-de-petroleo-no-delta-do-niger-sao-um-fiasco&catid=15:noticias&Itemid=92 

Descontaminação do Delta do Níger vai demorar até 30 anos, diz ONU (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/08/descontaminacao-do-delta-do-niger-vai-demorar-ate-30-anos-diz-onu.html 

Wikileaks: multinacional petrolífera se infiltrou no governo da Nigéria (Opera Mundi)
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/8134/conteudo+opera.shtml 



MARGARINA

A margarina foi originalmente fabricada para engordar perús. Mas
quando os perus começaram a morrer por causa dela, as pessoas que
tinham investido na sua pesquisa começaram a procurar uma utilização
alternativa que lhes permitisse, no minimo, recuperar o investimento.
Foi nessa altura que alguem se lembrou de juntar um corante amarelo
aquela que era até aí uma substância branca, tornando-a mais
apetecivel para consumo humano e apresentá-la no mercado como um
substituto da manteiga.

Mas será que você sabe qual é realmente a diferença entre a margarina
e a manteiga? Vejamos:

- Ambos têm a mesma quantidade de calorias.
- A manteiga tem um pouco mais de gorduras saturadas (8 gramas contra
5 gramas da margarina).
- De acordo com um estudo da Harvard Medical, comer margarina pode
aumentar em 53% as doenças cardíacas em mulheres, relativamente
aquelas que comem a mesma quantidade de manteiga.

A manteiga:
- aumenta a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos.
- traz mais benefícios nutricionais do que a margarina (e os que a
margarina tem foram adicionados artificialmente!)
- é mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.
- existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.

A margarina:
- Triplica risco de doença cardíaca coronária ...
- Aumenta o colesterol total e o LDL (este é o colesterol ruim) e
diminui o colesterol HDL (o colesterol bom)
- Aumenta o risco de cancer em 500%
- Reduz a qualidade do leite materno
- Diminui a resposta imunológica.
- Diminui a resposta à insulina.

E finalmente a parte mais interessante e perturbadora:
A margarina está a uma molécula de ser... plástico. E possui 27
ingredientes que existem na... tinta de pintar!

Se não está convencido faça a seguinte experiência:

Abra uma embalagem de margarina e deixe-a aberta num local à sombra
durante alguns dias. Vai poder constatar algumas coisas muito
interessantes:

1º Não há moscas! (isso deve querer dizer alguma coisa!!!)

2º A margarina não mostra sinais de apodrecimento, decomposição ou
alteração no cheiro.

3º Não tem bolor. Nada se desenvolve ou cresce nela.

Ou seja, nem as moscas nem os mais pequenos microrganismos se
interessam por aquilo. Não há ali nada de bom.

Porquê? Bom porque a margarina é quase plástico.

A questão agora é:

- Será que vai continuar a borrar as suas torradas com plástico derretido?
Se sim, lembre-se que, quando lhe acabar a margarina, pode obter
praticamente o mesmo efeito derretendo um Tupperware... e até tem mais
cores à sua escolha !


  Pra começar a semana refletindo!!!!
Aula de Direito
Uma manhã, quando nosso novo professor de "Introdução ao Direito" entrou na sala,
a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
- Como te chamas?
- Chamo-me Juan, senhor.
- Saia de minha aula e não quero que voltes nunca mais! - gritou o desagradável professor.
Juan estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e
saiu da sala. Todos estávamos assustados e indignados porém ninguém falou nada.
- Agora sim! - e perguntou o professor - para que servem as leis?...
Seguíamos assustados porém pouco a pouco começamos a responder à sua pergunta:
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
- Não! - respondia o professor.
- Para cumpri-las.
- Não!
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- Não!!
- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
- Até que enfim! É isso... para que haja justiça. E agora, para que serve a justiça?
Todos começávamos a ficar incomodados pela atitude tão grosseira. Porém, seguíamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor.
- Para diferençar o certo do errado... Para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não está mal porém... respondam a esta pergunta: agi corretamente ao expulsar Juan da sala de aula?...
Todos ficamos calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não!! - respondemos todos a uma só voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!!!
- E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras
se não dispomos da vontade necessária para prática-las?
- Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça.
Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais!
- Vá buscar o Juan - disse, olhando-me fixamente.


Naquele dia recebi a lição mais prática no meu curso de Direito.
Quando não defendemos nossos direitos perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.

"O direito dos mais miseráveis dos homens, o direito do mendigo, do escravo, do criminoso, não é menos sagrado, perante a justiça, que o do mais alto dos poderes." (Olavo Bilac) 

sábado, 3 de novembro de 2012

RÁDIO BOM GOSTO WEBMAIL

Tua cabeça não foi feita para ouvir os interesses do mercado de consumo. Tua cabeça foi feita para pensar e ouvir boa música.
http://rbgw.webradioo.net 
24 horas de boa música no ar.