quinta-feira, 28 de março de 2013

Caros amigos, 



Um tribunal nas Maldivas acabou de sentenciar uma sobrevivente de estupro a 100 chicotadas. Se ameaçarmos o turismo das Maldivas, a tão preciosa renda dos políticos do país, poderemos salvar essa menina e acabar com os açoitamentos públicos. Vamos criar um protesto de 1 milhão de vozes e, em seguida, colocaremos anúncios publicitários sobre o caso em revistas de viagens internacionais e websites:

Assine a petição
É difícil de acreditar, mas uma sobrevivente de estupro de 15 anos de idade, nas Maldivas, foi sentenciada a 100 chicotadas em público! Vamos dar um fim a essa loucura e atingir o governo no seu ponto mais sensível: a indústria do turismo. 

O padrasto da garota é acusado de matar o bebê que ela trazia em seu ventre. Agora, um tribunal afirmou que ela deve ser açoitada por "fazer sexo fora do casamento" com outro homem que nem mesmo foi identificado! O presidente das Maldivas, Waheed Hassan, já está sentindo a pressão de todos os cantos do mundo, mas podemos forçá-lo a salvar essa garota e mudar essa lei para poupar outras vítimas de um destino cruel. É assim que poderemos acabar com a Guerra contra as Mulheres: nos mobilizando todas as vezes em que algo revoltante assim acontecer. 

O turismo é uma grande fonte de renda para a elite das Maldivas, incluindo ministros do governo. Vamos construir uma petição com milhões de assinaturas para o presidente Waheed essa semana, e então ameaçar a reputação das ilhas Maldivas por meio de anúncios publicitários em revistas de viagens e em websites, até que ele dê um passo adiante para salvar essa garota e abolir essa lei revoltante. Assine e encaminhe esse email agora: 

http://www.avaaz.org/po/maldives_global/?biAzibb&v=23534

As Maldivas são um paraíso para os turistas. Mas não é sempre assim para as mulheres de lá. Existem países com interpretações ainda mais duras da sharia, a lei islâmica, mas nas Maldivas as mulheres de todas as idades podem ser açoitadas em público se forem condenadas por sexo fora do casamento ou adultério. A "fornicação" antes do casamento é ilegal, mas apesar de sempre envolver um homem e uma mulher, 90% dos que são punidos são mulheres! E, ao mesmo tempo em que estatísticas vertiginosas afirmam que 1 a cada 3 mulheres entre 15 e 49 anos já sofreram agressões físicas ou abuso sexual, nenhum estuprador foi condenado nos últimos três anos

Vencer essa batalha pode ajudar as mulheres em todos os lugares do mundo, pois o governo das Maldivas está, nesse exato momento, concorrendo a um cargo de direitos humanos na ONU em uma plataforma sobre os direitos das mulheres! As Maldivas estão no caminho para construir a democracia e querem ser um 'modelo de democracia islâmica'. O presidente já pediu ao Procurador-Geral para apelar da sentença no caso da jovem de 15 anos. Mas isso não é suficiente. Os extremistas do país forçarão o presidente a abandonar outras reformas se a atenção da comunidade internacional se dissipar. Vamos dizer às Maldivas que o país está prestes a perder a reputação de destino turístico romântico, a menos que tomem medidas rápidas para assegurar os direitos humanos universais e os direitos das mulheres

Se uma quantidade suficiente de nós levantarmos nossas vozes, poderemos fazer com que o presidente Waheed e seus parlamentares se oponham aos extremistas.O presidente já tem sofrido pressão por medidas concretas em torno dessa história vergonhosa e trágica -- vamos aproveitar esse momento para prevenir mais injustiças contra as jovens garotas e mulheres. Assine a petição e, em seguida, envie esse email para todos: 

http://www.avaaz.org/po/maldives_global/?biAzibb&v=23534

Quando certos casos extremos chamam a atenção da opinião pública global é super importante nos pronunciarmos, não importa se trata-se dos EUA, da Índia ou das Maldivas. Os membros da Avaaz já lutaram muitas batalhas se opondo à guerra global contra as mulheres. No Afeganistão, ajudamos a proteger jovens mulheres que corajosamente se pronunciaram em público contra o estupro; em Honduras, lutamos com mulheres locais contra uma lei que colocaria mulheres na cadeia pelo uso da pílula do dia seguinte. Agora chegou o momento de apoiarmos as mulheres das Maldivas.

Com esperança e determinação,

Jeremy, Mary, Alex, Nick, Ricken, Laura, Michelle e toda a equipe da Avaaz

Mais informações:

Garota estuprada nas Maldivas é condenada a 100 chibatadas (BBC)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130226_maldivas_estupro_chibatadas_ol_cc.shtml 

Maldives government to appeal flogging of rape victim (Dawn, Pakistan) (em inglês)
http://dawn.com/2013/03/01/maldives-government-to-appeal-flogging-of-rape-victim/ 

Rape victims punished, failed by Maldives justice system (Minivan news, Maldives) (em inglês)
http://minivannews.com/society/raped-victims-punished-failed-by-law-in-the-maldives-53760 

Judicial statistics show 90 percent of those convicted for fornication are female (Minivan news, Maldives) (em inglês)
http://minivannews.com/politics/judicial-statistics-show-90-percent-of-those-convicted-for-fornication-are-female-44605 



LOJA CAROS AMIGOS

Edições de colecionadores, documentários e filmes clássicos escolhidos para os leitores da Caros Amigos.

Arquitetura da Destruição
Um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania.

Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá
Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos.

Apoie a mídia independente. Assine Caros Amigos

Jango
O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. Goulart era popularmente chamado de "Jango", daí o título do filme.

Marighella - retrato falado do guerrilheiro
O filme sobre a vida desta figura polêmica da recente História do Brasil conta a trajetória do professor Marighella. Mas, acima de tudo, contará a história do homem Marighella.

Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, O Capital
Monumental filme multimídia do grande cineasta alemão Alexander Kluge (O Patriota) baseado no projeto inacabado do diretor russo sergei Eisenstein de filmar O Capital, de Karl Marx, a partir da estrutura literária de Ulisses de James Joyce. A obra é apresentada em sua versão integral com mais de oito horas de duração em uma embalagem especial com 3 DVDs.

Roma, Cidade Aberta
Entre 1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas.

Sou Feia Mas Tô na Moda
O filme mostra o funk carioca que está repleto de MCS e bondes formados por mulheres. Neste mercado dos bailes, as atrações femininas são essenciais ao sucesso da noite.

Soy Cuba, O Mamute Siberiano
Este filme, que pretendia ser uma poderosa arma de propaganda para divulgar a revolução cubana, foi ignorado após sua estréia em Havana e Moscou e ficou desconhecido pelo público no Ocidente até sua redescoberta nos anos de 1990 por Martin Scorsese e Francis Ford Coppola.

Suíte Havana
Neste documentário musical sobre Havana, uma diversidade de rostos e lugares locais misturam-se às histórias de várias figuras anônimas. Cada uma das pessoas representa a curiosa multiplicidade dos grupos sociais que vivem hoje em Havana.

Utopia e Barbárie
Documentário que aborda e interpreta os cinquenta anos que precederam o início do século XXI: o pós-Segunda Guerra Mundial, os movimentos de contracultura, as lutas pela independência das antigas colônias africanas e asiáticas, as ditaduras militares na América Latina, a Guerra do Vietnã e as outras invasões e guerras que ocorreram neste período.

Viva Zapatero!
Documentário italiano de 2005, dirigido pela atriz e comediante Sabina Guzzanti, narrando como ela foi perseguida pela mídia televisiva de seu país após ter criticado o então primeiro-ministro Silvio Berlusconi no programa satírico em que escrevia e atuava na emissora estatal italiana RAI.

O próximo livro que você  vai ler talvez esteja na Loja Caros Amigos. Confira!

sábado, 23 de março de 2013


REVISTA CAROS AMIGOS



Caras e  Caros Leitores,

Informamos que a Caros Amigos têm sido alvo de ações que visam dificultar ou impedir suas atividades de divulgação e venda.

Pedimos desculpas aos leitores do nosso “Correio Caros Amigos” que hoje, ao clicarem nos links, receberam informação que o site não era seguro. Isso não é verdade.

Trata-se de uma ação articulada que pretende prejudicar a Caros Amigos.

Já estamos providenciando a correção disso junto aos orgãos competentes e, se for o caso, tomaremos as medidas legais cabíveis para preservar nossas atividades e a credibilidade da Caros Amigos construída ao longo de 16 anos.   

Atenciosamente,

Revista Caros Amigos

PS: ajude-nos a corrigir isso. Informe que a página é segura.

quinta-feira, 21 de março de 2013

INDIVIDUALISMO X INDIVIDUALIDADE

"Há uma grande diferença entre o individualismo e a individualidade. O individualismo é uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de aprender com os outros, na carência de solidariedade, no desejo de atender em primeiro, segundo e terceiro lugar aos próprios interesses. Em último lugar ficam as necessidades dos outros.
A individualidade, por sua vez, é ancorada na segurança, na determinação, na capacidade de escolha. É, portanto, uma característica muito saudável da personalidade. Infelizmente, desenvolvemos frequentemente o individualismo, e não a individualidade".

(Augusto Cury - Psiquiatra)

quarta-feira, 20 de março de 2013


LOJA CAROS AMIGOS

Conteúdos sobre Cuba para furar o "bloqueio informativo"

Cuba por Korda
Um dos maiores fotógrafos cubanos de todos os tempos.Korda tornou-se um olhar privilegiado, registrando por dentro do novo regime os momentos cruciais de sua afirmação.

Cuba Sem Bloqueio
Como anuncia o título, trata-se de um trabalho que mostra a realidade cubana atual de forma clara e direta, sem as mistificações criadas pelos meios de comunicação dominantes.

Fidel Castro
Fidel conta sua trajetória desde sua educação jesuíta de filho de latifundiário até sua transformação em guerrilheiro. A tentativa de tomada do quartel Moncada, quando é preso e exilado de Cuba, o encontro com Che Guevara no México e a longa relação entre os dois, os anos de combate na guerrilha e o início da revolução. 

Os últimos soldados da Guerra Fria
Um grupo de doze homens e duas mulheres que se infiltrou nos Estados Unidos e cujo objetivo era espionar alguns dos 47 grupos anticastristas sediados na Flórida. O motivo dessa operação temerária era colher informações com o intuito de evitar ataques terroristas ao território cubano.

Soy Cuba, O Mamute Siberiano (DVD)
No início dos anos de 1960, o famoso diretor soviético Mikhail Kalatozov, junto com uma equipe de 200 pessoas, filmou em Cuba a superprodução Soy Cuba. O documentário revela um momento chave na história do cinema através dos depoimentos dos atores e técnicos sobreviventes.

Suíte Havana (DVD)
Neste documentário musical sobre Havana, uma diversidade de rostos e lugares locais misturam-se às histórias de várias figuras anônimas. Cada uma das pessoas representa a curiosa multiplicidade dos grupos sociais que vivem hoje em Havana.

Cuba, Sempre
O repórter Sérgio Kalili e o fotógrafo Daniel Kfouri passaram dois meses em Cuba. Por meio das dezenas de entrevistas realizadas por Kalili e da seleção das centenas de fotos registradas por Kfouri, o leitor de Caros Amigos tem um painel da Cuba que vivenciaram nesse espaço de tempo.

O outro Che
A maioria dos trabalhos jornalísticos, publicados fora de Cuba sobre o Che, cuidam mais de suas ações do que de suas idéias. Esta edição procura mostrar que, além de exímio combatente, ele era, apesar da pouca idade, um intelectual de futuro tão grandioso como o do guerreiro que fez história.

Che Guevara 2º Edição
Vida e morte de um mito. Vem com um pôster com a histórica foto do Che feita pelo fotógrafo cubano Alberto Korda.

A
OI!AMIGOS. O DEPOIMENTO É DO POLIBIO BRAGA.

 O calote de precatórios só se admite numa sociedade de velhacos
Sempre que apela ao Poder Judiciário para conseguir a cobertura que busca para as suas ilegalidades, o governador Tarso Genro faz isto com a esperança de que terá o amparo da boa prestação jurisdicional.
. Como bom advogado, o governador nem de longe pode ser acusado de litigante de má fé, mas é o que parece.
. Acontece que ele é muito mau perdedor.
. Suas iradas, irônicas e desconectadas reações diante de sentenças hostis, chegam a beirar a sedição pura e simples.
. Arrolam-se entre os casos mais emblemáticos, todos os processos relacionados com o piso nacional do magistério, a posse de conselheiros da Agergs e de diretores do Irga, as estradas pedagiadas e este caso mais recente dos calotes aplicados pelo seu governo aos detentores de precatórios.
. O governo reconhece que deve R$ 6,3 bilhões de precatórios, que vem a ser um crédito considerado líquido e certo pela Justiça. Não existe crédito mais claro do que o precatório. No entanto, o governador do RS não quer pagar o que deve, sob a alegação de que não tem dinheiro. . Até há pouco tempo, o Piratini gabava-se de ter dinheiro sobrando. E se não tem mais no momento é porque gasta mal o que tem, inchando a máquina pública e fazendo despesas descontroladas.
. O STF, ao se insurgir na semana contra o calote, colocando-se portanto ao lado da legalidade, é acusado de usurpar poderes do Executivo e do Legislativo, segundo a leitura enviesada do governador do RS. Nada mais falso, porque pagar o que se deve é obrigação elementar de todo cidadão, mesmo o mais pobre - e mais ainda do governante que deve dar o exemplo.
. O calote só se admite como regra comum de procedimento numa sociedade de velhacos.  
TELEVISÃO DE ANTIGAMENTE ...

Este é incrível!!!
É só clicar em cada um deles e recordar...
Açúcar União - anos 50
Biscoitos São Luis - anos 60
Brahma Chopp com o eterno Beto Rockefeller Luis Gustavo - anos 60
Casas Pernambucanas - Quem bate? é o frio! - 1962
Capitão AZA - Chamada do programa infantil apresentado por Wilson Viana - anos 70
Cobertores Parahyba - Já é hora de dormir - 1961
Coca-Cola e Fanta dá Prêmios - anos 60
Coca-Cola - Tamanho Grande - anos 50
Coca-Cola - Instrumentos - anos 50
Coca-Cola - Isso faz um bem - anos 50
Coca-Cola fala para a Juventude - Esta é Grande - anos 60
Coca-Cola - Namoro - anos 50
Coca-Cola - Obra-Prima - anos 50
Coca-Cola Tamanho Família - anos 60
Colônia 1010 Bozzano com o locutor Ramos Calhelha - anos 60
Creme de Leite Nestlé - anos 60
Damosel Perfume da Atkinson - anos 50
Desodorante Mum com o casal de atores Eva Wilma e John Herbert - anos 50
Elefante da Cica - anos 60
Esso 2T Motor Oil com as Gotinhas - patrocinador do Repórter Esso - anos 50
Esso Aditivo AdiTigre - anos 50
Esso Extra Figuras Típicas Brasileiras - anos 50
Esso Gasolina do Tigrão - anos 50
Esso Gotinhas - patrocinador do Repórter Esso - anos 50
Esso Motor Oil na Ópera - anos 50
Esso Querosene Jacaré - anos 50
Primeira Fenit Feira da Indústria Têxtil de São Paulo - 1958.asf
Fósforos Fiat Lux com os soldados palitinhos - anos 50
Fusca Volkswagen - 1962
Fusca Volkswagen novo Chassi - 1965
Fusca Volkswagen - carros da Polícia de São Paulo - 1963
Fusca Volkswagen nico Refrigerado do a ar - 1963
Fusca Volkswagen nico Refrigerado do a ar - 1964
Fusca Volkswagen Regador com a msica de Spike Jones - 1965
Fusca Volkswagen com Regina Duarte - 1965
Fusca Volkswagen Sem Molas - 1965
Fusca Volkswagen o melhor usado - 1968
Karmann-Guia - 1963
Kibon Criança e TV - anos 60
Kibon Kishow Sanduíche - anos 60
Kibon me leva pra casa - anos 50
Kibon Picolé de 30 centavos - anos 60
Kibon Picolé com os Aqualoucos - anos 60
Kibon Picolé com Alma - anos 60
Kolynos Apresenta - anos 50
Kolynos Apresenta o famoso seriado da cadela Lassie - anos 50
Kolynos e Simps Magazin Apresentam o seriado O Homem de Virginia - anos 50
Kolynos Família - anos 50
Kolynos Hora Certa - anos 50
Kombi Volkswagen cabe até uma banda - anos 60
Kombi Volkswagen para as Freiras - 1967
Leite Moça - anos 60
Leite Molico Medidas - anos 60
Leite Sol - anos 50
Lenços de Papel Yes - anos 50
Lojas Ducal com o casal de atores Glória Menezes e Tarcísio Meira - anos 60
Nescafé Sobrinha - anos 50
Óleo Saúde da Anderson Clayton com o casal de atores Cacilda Becker e Walmor Chagas 1962
Opala Avião - 1969
Opala com o ator Ney Latorraca - 1970
Opala com o jogador Rivelino - 1969
Opala com a atriz Tônia Carreiro - 1969
Revista Veja Leia nesta edição - anos 60
Segundo Salão da Criança com o palhaço Carequinha - anos 60
Tecido Sintético Nycron com o ator Cláudio Marzo - anos 60
Toddy Circo - anos 50
Toddy Hoje com as atrizes Norma Benguell, Márcia de Windsor e Branca Ribeiro - 1958
Toddy Instantâneo - anos 60
Variant 1600 com o ator Rogério Cardoso - 1969
Varig Rio-Lisboa - anos 60
Geladeiras Westinghouse com Jô Soares - anos 60
Os filmes deste arquivo são históricos, merecem ser guardados
e estudados... divirtam-se!

terça-feira, 19 de março de 2013


A CAROS AMIGOS DE MARÇO ESTÁ NAS BANCAS!

Confira os destaques


CONSTITUIÇÃO
Política neoliberal desfigurou o papel do Estado no texto constitucional.
EDUCAÇÃO
Capital estrangeiro avança seu domínio sobre o ensino superior no Brasil.
SISTEMA PENAL
Práticas restaurativas podem reduzir radicalmente o número de presos.
ECONOMIA
Nova onda de concentração de empresas aumenta o controle do mercado.
LAQUEADURA
Judiciário e Ministério Público divergem sobre tentativa de eugenia.
CULTURA
Verdadeira rede de atividades procura fortalecer as expressões populares.
ENTREVISTA
MARCELINO FREIRE: escritor da nova geração diz escrever “sob violência”.
Vale a pena conferir.

Lembrete:
Caros Amigos encarta nesta edição o último fascículo da série CUBA SEM BLOQUEIO. 

Em 2013 vamos publicar 6 edições temáticas. Garanta o recebimento destas edições com desconto especial. Aproveite!

Os dez países mais e os dez menos!

Os 10 países onde MENOS se trabalhou em um ano para pagar impostos em 2011:
1. Maldivas: 0 horas
2. Emirados Árabes Unidos: 12 horas
3. Bahrein: 36 horas
4. Qatar: 36 horas
5. Bahamas: 58 horas
6. Luxemburgo: 59 horas
7. Omã: 62 horas
8. Suíça: 63 horas
9. Irlanda: 76 horas
10.Seicheles: 76 horas

Os 10 países onde MAIS se trabalhou em um ano para pagar impostos em 2011:
1. Brasil: 2.600 horas ( é mais que o dobro do 2º colocado! )
2. Bolívia: 1.080 horas
3. Vietnã: 941 horas
4. Nigéria: 938 horas
5. Venezuela: 864 horas
6. Bielorrússia: 798 horas
7. Chade: 732 horas
8. Mauritânia: 696 horas
9. Senegal: 666 horas
10.Ucrânia: 657 horas
Fonte: Banco Mundial (Doing Business 2011)

sábado, 16 de março de 2013


CORREIO CAROS AMIGOS


Confira as notícias mais lidas nesta semana no site Caros Amigos
Lista inclui as 5 notícias mais lidas de 02/03 a 08/03

O porquê do ódio a Chávez

Ele cumpriu a promessa de governar para as maiorias e mostrou que a História não tinha terminado. Por isso (não por seus erros) as oligarquias o detestam. Por Ignacio Ramonet e Jean-Luc Melenchon


Morre Hugo Chávez

Comandante da Revolução Bolivariana morre em Caracas após lutar por meses contra a reincidência de um câncer diagnosticado em 2011.


Grupo protesta contra trote machista
Grupo feminista protesta contra festa considerada machista na USP São Carlos e é ofendido por veteranos.

Frente Feminista de São Carlos divulga nota sobre Miss Bixete
Grupo de São Carlos emite nota sobre ofensas sofridas durante protesto contra trote considerado machista na USP. (Foto: Frente Feminista)

O beijo da “paz” e o Miss Bixete

O que um “beijo de celebração da paz” tem em comum com a “simples festa” de recepção de calouros na universidade que está no topo do ranking das melhores faculdades da América Latina?

Caros Amigos lança especial Dilemas da Juventude
Caros Amigos lança a edição especial Dilemas da Juventude, que aborda temas como trabalho, família, drogas, militância política e educação.

Apoie a mídia independente. Assine Caros Amigos


sexta-feira, 15 de março de 2013


REVISTA CAROS AMIGOS

IDEIAS DE BOTEQUIM
Dicas sobre lançamentos importantes no campo das letras progressistas.
Renato Pompeu



OBRA IMPORTANTE DO MARXISMO, AFINAL TRADUZIDA DO ORIGINAL
Se os neoliberais como a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher defendem com denodo a tese de que a sociedade não existe concretamente, e sim que só existem indivíduos que interagem entre si sem terem de se inserir em relações sociais a não ser pelos livres contratos e acordos entre indivíduos e grupos de indivíduos, uma tese seminal da tradição iniciada por Marx é de que o ser humano é um ser social, e o que cabe discutir é se cada ser humano é “portador” das relações sociais, como queria Marx, isto é, seria capaz de transformar essas relações, ou se cada ser humano é um simples “suporte” das relações sociais, como queria o filósofo francês Louis Althusser, isto é, todas as ações humanas seriam determinadas por mecanismos materiais externas à sua consciência (e inclusive ao chamado inconsciente).
Trata-se de um problema crucial, e agora surge no Brasil, pela Boitempo, pela primeira vez em tradução diretamente do original alemão, a obra fundamental que discutiu esse assunto, Para uma ontologia do ser social, do filósofo húngaro György Lukács. É um trabalho audaz, de uma ousadia inaudita, pois a esmagadora maioria dos filósofos só considerava possível fazer uma ontologia do “ser” em geral, e assim o empreendimento de Lukács é um verdadeiro desafio. A tradução está primorosa, feita por Mario Duayer e Nélio Schneider, que aproveitaram os trechos em português anteriormente traduzidos por Carlos Nelson Coutinho a partir de uma edição em italiano, mas cotejando rigorosamente esses trechos com o original alemão. A tradução foi ainda revista tecnicamente por Ronaldo Vielmi Fortes, Ester Vaisman e Elcemir Poço Cunha.
A Editora da Unesp se vem firmando como a principal publicadora universitária do País, sempre com obras de vanguarda. Um exemplo é  o importante livro A sacralidade da pessoa – Nova genealogia dos direitos humanos do pesquisador alemão Hans Joas. Ele discute até que ponto a noção de direitos humanos é, como se pensa tradicionalmente, uma criação do racionalismo do século 18, ou se mesmo esse racionalismo, que afinal surgiu no Ocidente e não no Oriente, não está relacionado com a tradição cristã em que se formaram inicialmente os grandes pensadores racionalistas.
Uma discussão bastante oportuna na nossa época, em que os diferentes fundamentalismos religiosos, tanto ocidentais como orientais, têm procurado atacar os direitos humanos, principalmente dos seres humanos considerados “infiéis”. Mais do que uma história dos direitos humanos, o livro é um debate sobre a legitimidade e a legitimação desses direitos.
Finalmente, no capítulo das amenidades, temos pela Global o romance policial Damas turcas, que se passa em São Paulo, de autoria de nosso antigo colaborador Carlos Castelo. Ele inova no gênero ao criar um personagem publicitário, que ajuda seu amigo policial civil a desvendar crimes, baseado numa técnica de investigação derivada das técnicas de pesquisa publicitária.
Renato Pompeu é jornalista e escritor.

O próximo livro que você vai ler está na Loja Caros Amigos. Confira.