terça-feira, 30 de abril de 2013

sábado, 27 de abril de 2013

Rádio Bom Gosto - RBGW
A MELHOR MÚSICA DO MUNDO

rbgw.webradioo.net

LOJA CAROS AMIGOS

FESTIVAL DE DESCONTOS

ASSINATURA ANUAL DA CAROS AMIGOS
Faça uma assinatura e receba Caros Amigos mensalmente, com todo conforto, em sua casa. Agora você recebe 12 edições e paga só 9. E mais, pode parcelar em até 6 x R$ 16,30 sem juros. Aproveite!

ASSINE CAROS AMIGOS POR 2 ANOS
O desconto para assinaturas com duração de 2 anos é de 30%. Esse desconto equivale a 7 edições gratuitas. Você recebe 24 edições e paga só 17. Utilize o seu cartão e parcele em até 6 vezes.

AGORA SIM! UM PACOTE EXCLUSIVO
Agora você pode fazer uma assinatura que inclui, além de 12 edições da Caros Amigos, as 6 edições temáticas de 2013. Assine.

EDIÇÕES TEMÁTICAS
Em 2013 vamos publicar 6 edições temáticas. Garanta o recebimento destas edições com desconto especial. Aproveite!

A DITADURA MILITAR NO BRASIL
Coleção encadernada que descreve em detalhes as diversas fases daquele governo de exceção, a partir da noite de 31 de março de 1964 até a entrega da faixa presidencial a José Sarney, em 15 de março de 1985, após tumultuado processo que culminaria com a volta do Estado de direito.

CARLOS MARIGHELLA - O inimigo número 1 da ditadura militar
Partindo da cena em que Carlos Marighella é emboscado e executado, por policiais comandados pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, Emiliano José traça o perfil do revolucionário que se tornou o inimigo número um da ditadura militar.

CAPITÃO MOURO
O jornalista, escritor e estudioso da cultura árabe Georges Bourdoukan narra a saga do muçulmano Saifudin, tendo por cenário a Capitania de Pernambuco.

O HOMEM DO PINTO PEQUENO
O livro conta a história de Geraldo, menino criado no interior do Paraná, que vai para a capital e obtém grande sucesso profissional. Tudo em sua vida caminha muito bem, exceto pelo pequeno-grande problema anatômico de Geraldo.

quinta-feira, 25 de abril de 2013


A lápide mais visitada.

ARSEN,  de Logan (Utah), morreu sem saber que ganharia o “Concurso da Lápide mais visitada”.
Em sua Lápide está escrito: 
CINCO regras a seguir pelo homem para uma vida feliz:

1. É importante ter uma mulher que ajude em casa, cozinhe de tempos em tempos, limpe a casa e tenha um trabalho;
2. É importante ter uma mulher que te faça rir;
3. É importante ter uma mulher em que possa confiar e não minta;
4. É importante ter uma mulher que seja boa na cama e que goste de estar contigo;
5. É muito, mas muito importante, que estas quatro mulheres não se conheçam ou podes terminar morto como eu.

terça-feira, 23 de abril de 2013


REVISTA CAROS AMIGOS

IDEIAS DE BOTEQUIM
Dicas sobre lançamentos importantes no campo das letras progressistas.
Renato Pompeu
EM DIA COM A DIALÉTICA 


Em paralelo a seu grande evento Marx e a Destruição Criadora, uma série de palestras em várias capitais brasileiras, a Boitempo Editora está lançando livros de alguns dos palestrantes, como Menos que Nada: Hegel e a Sombra do Materialismo Dialético, do famoso filósofo esloveno Slavoj Zizek, que pretende restaurar, à luz da concretude e da cultura contemporâneas, uma discussão sobre o movimento como categoria não só da filosofia como da realidade externa ao pensamento. Interessante é que, em relação à edição original em inglês do ano passado, o próprio autor cortou alguns capítulos. Ou Para Entender O Capital de Marx, do pesquisador inglês David Harvey, um livro realmente útil, e não reducionista nem esquemático, para aprender a como bem aproveitar a leitura da obra de Marx, especialmente o volume 1 de O Capital, volume que, por sinal, foi relançado em setembro último pela própria Boitempo, sob o título O Capital – Crítica da economia política – Livro I –O processo de Produção do Capital. Pena que a grande maioria dos chamados marxistas do passado não teve acesso a uma obra como a de Harvey, de modo que o que era uma espécie de ciência em progresso — o marxismo — se acabou transformando em uma verdadeira religião dogmática.
O que fica claro com toda essa movimentação em torno de Marx é que, depois de um período de obscurecimento em grande parte devido às vicissitudes do extinto socialismo real, o seu pensamento está de novo despertando grande interesse, principalmente porque a atual crise estrutural do capitalismo concreto pode ser muito bem entendida a partir das teorizações de Marx em O Capital. Há problemas, entretanto, que nem Marx explica. É o caso, por exemplo, do suicídio. Um completo levantamento está em O Suicídio e Sua Prevenção, de José Manoel Bertolote, lançado pela Editora Unesp. Um milhão de pessoas se suicida por ano em todo o mundo e vários milhões de sobreviventes são profundamente afetados por isso. Bertolote indica, entre outras coisas, como reconhecer que uma pessoa pode estar prestes a suicidar-se e o que fazer para impedir que ela consume o ato. Mas, voltando à economia e à política, também a Editora Unesp lançou, em terceira edição, Direita e Esquerda — Razões e Significados de uma Distinção Política, em que o mais importante teórico da política da segunda metade do século 20, o italiano Norberto Bobbio, demonstra que as diferenças entre a direita e a esquerda continuam bem vivas nos atuais tempos de tentativas de fuga a essas distinções, como mostra a ascensão de movimentos que não se apresentam nem de direita nem de esquerda, caso do Cinco Estrelas da Itália e da Rede da Sustentabilidade do Brasil. Ainda da Editora Unesp são os proveitosos estudos incluídos em A Crise Financeira Internacional — Origens, Desdobramentos e Perspectivas, obra organizada por Fernando Ferrari Filho e Luiz Fernando de Paula e que se caracteriza por discutir os rumos que a crise pode ainda tomar. Também a Editora Unesp acaba de lançar A Evolução dos Estudos de Segurança Internacional, do inglês Barry Buzan e da dinamarquesa Lena Hansen, a propósito dos avanços e recuos das discussões sobre a conceituação da segurança internacional (ou seria insegurança internacional?) desde os fins da Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje.
Contestado
Apesar de a Guerra de Canudos e a Revolução Farroupilha serem muito mais famosas, a Guerra do Contestado, que começou em 1912 e durou quatro anos, entre Santa Catarina e o Paraná, foi a maior guerra civil da América Latina, como assinalou o escritor uruguaio Eduardo Galeano. Sobre ela temos um estudo publicado pela J. M. Editora, A Atualidade do Contestado – Edição do Centenário da Guerra Camponesa, de Milton Ivan Heller. Em número de envolvidos e de vítimas, foi, segundo o autor, a mais violenta repressão contra movimentos camponeses na história do Brasil.
Educação
Além da questão agrária ainda não resolvida, os brasileiros têm de lidar com o problema tanto quanto se pode prever insolúvel a médio prazo da educação, para cujo encaminhamento falta visivelmente vontade política. Talvez ela possa ser despertada por essa edição, revista a partir dos manuscritos originais, de À Sombra Desta Mangueira, de Paulo Freire, lançamento da Civilização Brasileira. Se de O Capital de Marx se pode dizer que é muito comentado e muito pouco lido, do método Paulo Freire se pode dizer que é muito celebrado, mas praticamente nunca foi aplicado, nem mesmo, por exemplo, por seu próprio autor quando foi secretário da Educação municipal de São Paulo.
Periferia
O contista Alessandro Araujo, em Pro Santo & Outras Perdições, publicação da Editora Torre, consagra-se como intelectual orgânico dos moradores da periferia e dos moradores de rua da Grande São Paulo. Do outro extremo do Brasil, do Ceará, o cordelista Eduardo Macedo apresenta O Boi Morre-Não-Morre e os Primeiros Folhetos, lançamento da Fortaleza Expressão Gráfica Editora, em que, segundo o próprio autor, ele “execra o diabo e o capitalismo neoliberal”. Outra intelectual orgânica de novo tipo é Eliana Sousa Silva, uma moradora do chamado Complexo da Maré, conjunto de favelas do Rio, a qual se tornou doutora em Serviço Social com esse Testemunhos da Maré, edição conjunta da Aeroplano Editora e da Faperj, em que ela reproduz “as vozes dos agentes do Estado, moradores da comunidade, traficantes e milicianos”. Ela literalmente sabe do que está falando, como, de resto, todos os autores aqui citados.
Renato Pompeu é jornalista e escritor.

domingo, 21 de abril de 2013

VAMOS ACABAR COM O DOMÍNIO DA MONSANTO


Alice Jay - Avaaz.org
10:26 (10 horas atrás)
para mim
Caros membros da Avaaz,



Uma mega empresa está gradualmente tomando conta do nosso estoque de comida e colocando o futuro dos alimentos do planeta em perigo. Mas nós podemos virar o jogo contra as empresas que, como a Monsanto, continuam a pressionar por políticas que priorizam seus lucros, ao invés do bem-estar das pessoas.Comprometa-se agora a ajudar a parar esta perigosa dominação da nossa política e dos nossos alimentos:

Pledge now
Uma mega empresa está gradualmente tomando conta do nosso estoque global de alimentos, envenenando nossa política e colocando o futuro da comida do planeta em perigo. Para impedir que isso aconteça, temos que desmascará-los e desarticular a rede de controle global da Monsanto.

Monsanto, a gigante química que nos deu venenos como o Agente Laranja e DDT, tem um esquema superlucrativo. Primeiro passo: desenvolver pesticidas e sementes geneticamente modificadas (GM) projetadas para resistir aos mesmos pesticidas, patentear as sementes, proibir os agricultores de replantar suas sementes ano após ano e, em seguida, enviar espiões para investigar e processar os agricultores que não cumprirem essas diretrizes. Segundo passo: gastar milhões em lobby com funcionários do governo e contribuir para campanhas políticas, colocar ex-figurões da Monsanto em altos cargos no governo, e, em seguida, trabalhar com eles para enfraquecer os regulamentos e colocar os produtos da Monsanto nos mercados mundiais.

Como a lei dos EUA permite que as empresas gastem quantias ilimitadas para influenciar a política, muitas vezes isso significa que elas podem comprar as leis que quiserem. No ano passado, a Monsanto e empresas gigantes de biotecnologia gastaram absurdos US$45 milhões para acabar com uma iniciativa que rotularia produtos GM na Califórnia, ainda que 82% dos estadunidenses queiram saber se estão comprando GM ou não. Neste mês, a empresa ajudou a forçar a aprovação da "Lei de Proteção da Monsanto", que impede os tribunais de proibirem a venda de um produto, mesmo que este produto tenha sido aprovado pelo governo por um equívoco.

O poder da Monsanto nos EUA serve de base para que a empresa exerça seu domínio ao redor do mundo. No entanto, corajosos agricultores e ativistas da UE, do Brasil, da Índia e do Canadá estão resistindo e começando a vencer.

Estamos em um ponto de inflexão global. Comprometa-se agora a unir forças para romper o controle da Monsanto sobre nossa política e comida e ajude a acabar com a apropriação dos nossos governos pelas grandes corporações. A Avaaz só irá processar sua doação se conseguirmos o suficiente para fazer uma diferença real:

https://secure.avaaz.org/po/stop_monsanto_dloc/?biAzibb&v=24271&a=13&c=USD&p=1

A Monsanto está na linha de frente de uma verdadeira tomada da agricultura industrial - atropelando os pequenos agricultores e pequenas empresas, enquanto grandes fazendas de monocultura sugam os nutrientes da terra, diminuem a diversidade genética, e criam a dependência de fertilizantes, pesticidas e outros produtos químicos. A ironia é que não é claro que a dizimação da agricultura natural e sustentável tenha trazido qualquer aumento no rendimento das culturas. Apenas mais lucro para as empresas. Nossos governos deveriam intervir, mas o lobby da Monsanto impede que eles façam qualquer coisa.

O monopólio da Monsanto é de cair o queixo: eles possuem patentes sobre mais de 96% das sementes transgênicas plantadas nos EUA. E, além das preocupações sobre saúde e segurança, as mesmas patentes permitem que a Monsanto impeça qualquer agricultor ou cientista de testar suas próprias sementes! Ainda assim, alguns países conseguiram proibir ou restringir produtos da Monsanto.

Eles afirmam que seus produtos custam menos, mas muitas vezes os agricultores são atraídos para contratos plurianuais - os preços dos grãos sobem, são levados a comprar novas sementes a cada temporada e usar mais herbicidas para manter a plantação livre das "super ervas-daninhas". Na Índia, a situação é tão calamitosa que uma área de produção de algodão tem sido chamada de "o cinturão do suicídio", pois dezenas de milhares dos agricultores mais pobres tiraram suas vidas para escapar de uma dívida tenebrosa.

Mas os agricultores e cientistas também estão reagindo e vencendo. Um grupo na Índia ajudou alcançar a vitória de três batalhas em torno de patentes de produtos que não eram geneticamente modificados contra corporações e, no Brasil, cinco milhões de agricultores processaram a Monsanto pela coleta injusta de royalties, tendo recebido uma indenização de $2 bilhões! Cientistas estão fazendo campanha a favor dos modelos de agricultura sustentável e, só na semana passada, 1.5 milhão de nós aderiu à luta contra as patentes convencionais na UE.

Apenas um enorme protesto, global e unificado, pode enfrentar frente a frente a Monsanto e o controle dos nossos governos pelas grandes corporações. Vamos expor este poder de comando sobre nossas democracias, ajudar os agricultores a lutar, desafiar leis e patentes injustas, e enfrentar de igual para igual o lobby das corporações.Comprometa-se a apoiar uma plano de ação agora:

https://secure.avaaz.org/po/stop_monsanto_dloc/?biAzibb&v=24271&a=13&c=USD&p=1

Nosso tempo está se esgotando. Para enfrentarmos enormes crises ambientais, climáticas e alimentares, precisamos de uma agricultura sustentável e de inovação - mas isso é mais bem feito por diversos agricultores e cientistas que sabem o que funciona melhor em diferentes ecossistemas, ao invés de um bloco empresarial impulsionado por seu próprio lucro, que busca o controle do futuro de nossos alimentos.

Este Golias das corporações está aumentando seu poder em todo o mundo. Mas se nossa forte comunidade de 21 milhões de membros permanecer unida, teremos uma chance. Membros da Avaaz resistiram repetidas vezes contra os maiores vilões do mundo, e venceram. Agora é hora de crescer ainda mais e salvar nossas políticas da influência de interesses especiais, proteger nossa oferta de alimentos, e obter justiça para os agricultores pobres.

Com esperança e determinação,

Alice, Oli, Joseph, Ricken, Pascal, Chris, Michelle, Emily, e toda a equipe da Avaaz Mais informações:

Grãos do descontentamento (em inglês) (Texas Observer):
http://www.texasobserver.org/seeds-of-discontent/

Monsanto processa pequeno agricultorpara proteger a patente das sementes (em inglês) (The Guardian):
http://www.guardian.co.uk/environment/2013/feb/12/monsanto-sues-farmers-seed-patents

Divulgadas as contribuições políticas (em inglês) (Monsanto):
http://www.monsanto.com/whoweare/Pages/political-disclosures.aspx

A verdadeira Lei de Proteção da Monsanto: como gigantes da GMcorrompem reguladores e consolidam seus poderes (em inglês) (ThinkProgress):
http://thinkprogress.org/health/2013/04/10/1832621/monsanto-protection-act-power/

Lei de Proteção da Monsanto coloca as empresas de comidas GM acima dos tribunais federais (em inglês) (The Guardian):
http://www.guardian.co.uk/environment/blog/2013/apr/04/monsanto-protection-act-gm

Biodiversidade para alimentos e agricultura (em inglês) (UN Food and Agriculture Organization):
http://www.fao.org/sd/EPdirect/EPre0040.htm

A colheita do medo da Monsanto (em inglês) (Vanity Fair):
http://www.vanityfair.com/politics/features/2008/05/monsanto200805

Wikileaks mostra como os EUA pressionam por produtos GM na UE (em inglês) (The Guardian):
http://www.guardian.co.uk/world/2011/jan/03/wikileaks-us-eu-gm-crops

USDA dá sinal verde para semente de milho GM inútil (em inglês) (Mother Jones):
http://www.motherjones.com/tom-philpott/2012/01/monsanto-gmo-drought-tolerant-corn

Fontes adicionais (em inglês) (Avaaz):
http://www.avaaz.org/en/stop_monsanto_sources/



CASO DOS TAXISTAS: Lendo a matéria de ZH onde as autoridades discutem o comportamento de Luan que admitira a autoria de 6 homicídios contra taxistas, pelo muito que estudei e pelo pouco que sei, suponho que Luan poderá ser portador de TASP (não é Tribunal de Alçada de S. Paulo, para os Operadores do Direito), significa Transtorno Anti Social de Personalidade. Aqui no RS tivemos outro rapaz de comportamento semelhante e que agia contra menores, na região do Planalto Médio. Aliciava garotos, levava-os para o mato, currava e matava. Aparentemente uma pessoa completamente normal. Porém, o portador de TASP traz em seu íntimo, a frieza e a total desconsideração para com a vida humana. Daí, os intelectuais sugerirem para Luan a pena de morte. Inclusive o Delegado, Advogado e Jornalista Paulo Santana, por quem tenho grande respeito. Ora, até Tarso Genro, que é Advogado Trabalhista, declarou que não pode ser uma pessoa normal, sugeriu ser um "psicopata". Pois bem, seja que transtorno for, confirmado por Expert, Luan necessita de tratamento, não de punição. Se ele é insensível à vida do semelhante, mais insensível será à pena corporal que receber. Mais, ele cumprirá no máximo 30 anos de prisão. Ao sair, mais doente do que quando entrou, mais conturbado e com seu grau de insensibilidade e violência mil vezes mais aguçado, procurará 'descontar' o tempo em que lá permaneceu, agredindo esta sociedade hipócrita que não o tratou, que sequer procurou diagnosticar o problema que lhe aflige o corpo e a alma. Mais ainda, até lá ninguém mais lembrará do episódio, outras gerações aparecerão, possivelmente pior do que a geração atual. E ele, com seu íntimo assolado pelo caos prisional, fará tantas outras vítimas quanto agora, ou mais, até que descubram sua identidade. No Brasil sempre foi, é e será assim, ou seja, melhor combater a consequência do que estudar a causa. A matéria de ZH tem, inconscientemente, um tom de deboche, como se estivessem as autoridades (representando o Estado), brincando e rindo de um assunto extremamente sério que deveria ser estudado pelos Psicólogos, Psiquiatras, Antropólogos, etc. A ciência médica avança em progressão geométrica. E se Deus, nosso Grande Pai, contribui definitivamente para isso, por que os profissionais da área médica não estudam esse moço. Duvido que ele seja visitado por alguém ou que alguém, especialista no assunto, tenha qualquer interesse em acompanhar Luan. ER seu histórico de vida (abandonado pela mãe aos oito anos de idade)? e os percalços da vida desde sua infância, adolescência e vida adulta? Quero concluir afirmando: dificilmente, sendo submetido a Exame pelo IPF, Luan será considerado inimputável. Cobrem isso de mim, por favor. Render-me-ei e pedirei desculpas nas redes sociais, como estou fazendo hoje em relação ao que acontecerá. Não quero cansá-los, mas prometo voltar ao assunto... Gostaria de participar de um debate, não discutindo a área médico (onde ignoro quase totalmente), mas como Advogado Criminalista, vendo isso há apenas 32 anos... Grande Abraço.

sexta-feira, 19 de abril de 2013


Haja fôlego!!!!!
Exigências da vida moderna (quem aguenta tudo isso???)
ü  Dizem que todos os dias você deve comeruma maçã por causa do ferro.
ü uma banana pelo potássio.
ü E também uma laranja pela vitamina C.
ü Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir o diabetes.
ü  Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
ü  E depois uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
ü Todos os dias deve-se tomar um Yakultpelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).
ü  Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
ü Uma taça de vinho tinto também.
ü Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
ü Um copo de cerveja, para.... não lembro bem para o que, mas faz bem.
ü  O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber...
ü Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
ü Você deve fazer entre quatro e seisrefeições leves diariamente.
ü  E nunca se esqueça de mastigar pelo menoscem vezes cada garfada.
ü Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. UFA!!!
ü  E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
ü Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fiodentalmassagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
ü Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. CAGANDO NÉ!!!
ü Há que se dormir oito horas por noite etrabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito. TÁ DIFICILLLLL!
ü  As estatísticas comprovam que assistimostrês horas de TV por dia.
ü  Menos você, porque todos os dias você vaicaminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
ü E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar das minhas amizades quando eu estiver viajando.
ü Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
ü  Ah! E o sexo!!!! Todos os dias, um dia sim, o outro também.
ü  Dizer EU TE AMO, toda hora. ''Ainda pego quem inventou essa neura....que saco!!!''
ü  Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Se tiver tem que brincar com ele, pelo menos meia hora todo dia, para ele não ficar deprimido...
ü  Na minha conta são 29 horas por dia.
ü A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!
ü Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes ao mesmo tempo.
ü  Chame os amigos e seus pais, seu amor, osogro, a sogra, os cunhados....
ü  Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Não esqueça do “EU TE AMO”, (Vou achar logo quem inventou isso, me aguarde).
ü Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
ü  Agora voce tá ferrado mesmo é se tiver criança pequena. Aí lascou de vez, porque o tempo que ia sobrar para você... já era. Criança ocupa um tempo danado. Agora tenho que ir.
ü  É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro e correndo.
ü E já que voulevo um jornal... Tchau....
ü Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.
Luís Fernando Veríssimo

quarta-feira, 17 de abril de 2013


REVISTA CAROS AMIGOS

Destaques da edição que está nas bancas


Caros Amigos edição 193
A edição 193 da revista Caros Amigos, nas bancas nesse mês de abril, investiga o que ocorre no Congresso Nacional, que deixou lutadores de todo o Brasil em choque com a ascensão do pastor Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos; um ruralista - Blairo Maggi - na Comissão de Meio Ambiente e que elegeu Renan Calheiros na presidência do Senado, senador envolvido em escândalos e que recebeu 1 milhão de assinaturas pedindo sua saída. 
A edição tem ainda a reportagem especial "Venezuela Sem Chávez", entrevistas com David Harvey sobre o marxismo e com Jorge Mautner, além de reportagens sobre o novo papa e o dilema dos pontos de cultura.
POLÍTICA
A reportagem de capa sobre o Congresso Nacional mostra o avanço das bancadas conservadoras e retoma a discussão da reforma política, o que exige pressão e posição firme da sociedade e movimentos sociais. E como fazer a reforma? Uma constituinte exclusiva? A reportagem traz entrevistas com Ivan Valente, Paulo Paim, Nilmário Miranda, Renan Calheiros (presidente do Senado), Ricardo Berzoini, Henrique Eduardo Alves (presidente da Câmara) e os pesquisadores da UnB David Fleischer e Leonardo Barreto, que é enfático: "Os políticos nunca irão delegar a decisão de seu futuro a terceiros. Por isso, a construção do consenso tem que acontecer dentro do Congresso. E isso não vai acontecer até que a sociedade, maior interessada e, paradoxalmente, o ator mais ausente, continuar de fora desse processo".
VENEZUELA
A reportegem especial "Venezuela Sem Chávez" reúne artigos de José Arbex, que narra seu encontro e entrevista com o comandante; de Gilberto Maringoni sobre o que é e será o país com a ausência de seu líder carismático, e reportagem das ações do 'socialismo do século 21', com análise e retrato das conquistas que fazem do chavismo parte fundamental da Venezuela. Como diz o sociólogo German Campos, diretor do instituto venezuelano de pesquisas Consultores 30.11:  "Ele (Chávez) construiu uma proposta de transformação que não só significou mudança na política, mas também na cultura política, com a incorporação de novos códigos que hoje são majoritários. Mais da metade dos venezuelanos é a favor de uma 'Venezuela Socialista'. É um país que não tem nada a ver com a Venezuela dos anos de 1990. Isso veio com a ação política de Chávez", diz ele.
Leia ainda os artigos e colunas dos colaboradores Marcos Bagno, Sergio Vaz, Mc Leonardo, João Pedro Stedile, Gilberto Felisberto Vasconcellos, Renato Pompeu, Eliete Negreiros, Gershon Knispel e Frei Betto.
Caros Amigos nº 193, nas bancas de todo o Brasil.
Se preferir, compre na Loja Caros Amigos
O próximo livro que você vai ler talvez esteja aqui. Confira!
Seu apoio à mídia independente é decisivo. Assine Caros Amigos.
Coleção Revoluções do Século 20. Saiba mais.



terça-feira, 16 de abril de 2013

AULA DE DIREITO

Uma manhã, quando nosso novo professor de "Introdução ao Direito" entrou na sala, a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila: - Como te chamas?- Chamo-me Juan, senhor.- Saia de minha aula e não quero que voltes nunca mais! - gritou o desagradável professor. Juan estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala. Todos estávamos assustados e indignados porém ninguem falou nada.- Agora sim! - e perguntou o professor - para que servem as leis?... Seguíamos assustados porém pouco a pouco começamos a responder à sua pergunta: - Para que haja uma ordem em nossa sociedade. - Não! - respondia o professor. - Para cumpri-las.
- Não!- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- Não!! - Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?! - Para que haja justiça - falou tímidamente uma garota. - Até que enfim! É isso... para que haja justiça. E agora, para que serve a justiça?Todos começávamos a ficar incomodados pela atitude tão grosseira. Porém, seguíamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor.
- Para diferençar o certo do errado...  Para premiar a quem faz o bem...- Ok, não está mal porém... respondam a esta pergunta: agi corretamente ao expulsar Juan da sala de aula?... Todos ficamos calados, ninguem respondia. - Quero uma resposta decidida e unânime!- Não!! - respondemos todos a uma só voz.- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?- Sim!!!
- E por que ninguem fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para pratica-las? - Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais! - Vá buscar o Juan - disse, olhando-me fixamente.Naquele dia recebi a lição mais prática no meu curso de Direito.Quando não defendemos nossos direitos perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.

 

domingo, 14 de abril de 2013

RÁDIO BOM GOSTO - rbgw.webradioo.net
Uma boa companheira musical na internet.
24 horas no ar.

Pedro Abramovay - Avaaz.org
12:18 (2 horas atrás)
para mim
Um milhão contra as patentes da Monsanto em 36 horas! Vamos construir a maior petição que já existiu para parar a Monsanto. Compartilhe esse email com todos:

Caros membros da Avaaz,



É inacreditável, mas a Monsanto e outras empresas deram as caras novamente. Essas gananciosas empresas de biotecnologia encontraram uma maneira de ter controle exclusivo sobre as sementes da vida: a fonte dos nossos alimentos. Mas se mantivermos a pressão sobre alguns países da Europa, podemos impedir esse ataque à nossa comida. Ajude a construir o maior protesto em defesa dos alimentos que já existiu clicando aqui

Assine a petição
É inacreditável, mas a Monsanto e outras empresas deram as caras novamente. Essas empresas de biotecnologia sedentas por lucro encontraram uma maneira de ter controle exclusivo sobre as sementes da vida, a fonte dos nossos alimentos. Eles estão tentando adquirir patentes sobre as variações dos vegetais e frutas usados em nosso dia-a-dia, como pepinos, brócolis e melões, praticamente forçando os produtores a indenizá-los por essas sementes e ameaçando-os de processos se assim não o fizerem.

Mas podemos impedí-los de comprar a nossa Mãe Terra. Empresas como Monsanto descobriram falhas na legislação Europeia para terem direito exclusivo sobre sementes convencionais, portanto precisamos fechar esses buracos antes que isso se torne um precedente global. E, para isso, precisamos que países como Alemanha, França e Holanda -- onde a oposição está ganhando corpo -- peçam uma votação para acabar com os planos da Monsanto. A comunidade da Avaaz já mudou o curso de decisões de governos antes, e podemos fazer isto novamente.

Muitos fazendeiros e políticos já são contra -- só precisamos agora adicionar um pouco do poder popular para colocar pressão nestes países e manter as mãos da Monsanto longe da nossa comida. Assine agora e compartilhe com todos para assim criarmos o maior protesto em defesa dos alimentos que já existiu:

http://www.avaaz.org/po/monsanto_vs_mother_earth_rb/?biAzibb&v=24031

Uma vez que uma patente passa a existir em um país, os acordos de comércio e negociações internacionais geralmente fazem com que outros países também se comprometam. É por isso que essas patentes transformam todo o modo como a nossa cadeia alimentar funciona: por milhares de anos, os agricultores podiam escolher quais sementes usariam sem se preocupar se seriam processados por violar direitos de propriedade intelectual. Mas agora, as empresas estão patenteando as sementes e obrigando os agricultores a pagarem taxas de 'royalties' exorbitantes. E os agricultores não podem nem mesmo guardar as sementes patenteadas para replantar na próxima estação: a Monsanto processou centenas deles por praticar a arte milenar de economizar as sementes de uma colheita para usá-las no ano seguinte. A Monsanto e outras empresas afirmam que as patentes impulsionam a inovação, mas na verdade elas criam um monopólio corporativo da nossa comida.

Felizmente, o Instituto Europeu de Patentes, controlado por 38 estados-membros, cada um com direito a um voto, pode dar um fim a essas perigosas patentes dos alimentos que são produzidos usando métodos convencionais. Até mesmo o Parlamento Europeu já emitiu um comunicado opondo-se a estes tipos destrutivos de patentes. Agora, uma enorme onda de protesto da opinião pública pode pressioná-los a banirem o patenteamento dos nossos alimentos diários de uma vez por todas.

A situação já é bastante terrível -- somente a Monsanto possui 36% dos tomates, 32% dos pimentões e 49% das variedades de couve-flor registradas na UE. Com uma simples mudança regulatória, poderemos proteger nossa comida, nossos agricultores e nosso planeta do controle das grandes empresas privadas -- cabe a nós impedi-los:

http://www.avaaz.org/po/monsanto_vs_mother_earth_rb/?biAzibb&v=24031

A comunidade da Avaaz nunca teve medo de se opor ao controle das nossas instituições pelas grandes empresas privadas. Lutamos contra a máfia de Rupert Murdoch e ajudamos a garantir que as empresas de telecomunicações não colocassem suas garras em nossa Internet. Agora é a hora de defender nossa cadeia de produção alimentar do controle das corporações.

Com esperança e determinação,

Jeremy, Michelle, Oli, Dalia, Pascal, Ricken, Diego e toda a equipe da Avaaz

PS -Muitas campanhas da Avaaz foram iniciadas por membros da nossa comunidade! Comece a sua agora e vença em qualquer assunto - local, nacional ou global:http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?bgMYedb&v=23918

FONTES:

Plantas convencionais e animais devem ser isentos de patentes, dizem deputados (em inglês) (EU Parliament)
http://www.europarl.europa.eu/news/en/pressroom/content/20120509IPR44733/html/Conventionally-bred-plants-or-animals-should-be-exempt-from-patents-say-MEPs

Presidente do Instituto Europeu de Patentes dá sinal verde para as patentes sobre plantas e animais (em inglês) (No Patents on Seeds)
http://www.no-patents-on-seeds.org/en/information/background/green-light-for-patents-on-plants-and-animals

Monsanto: todas suas sementes nos pertencem (em inglês) (Mother Jones)
http://www.motherjones.com/blue-marble/2013/02/scotus-hears-monsanto-soybean-case

Questões de patente de plantas aprofundam o caso de patentes EPO de tomate (em inglês) (IP Watch)
http://www.ip-watch.org/2012/06/13/plant-patentability-questions-deepen-in-epo-tomato-patent-case/

Sementes e Patentes sobre a Vida (em inglês) (World Agriculture Report)
http://www.globalagriculture.org/index.php?id=2156

Patente do tomate de volta antes do apelo da EPO (em inglês) (Europolitics)
http://europolitics.eis-vt-prod-web01.cyberadm.net/business-competitiveness/tomato-patent-back-before-epo-s-enlarged-board-of-appeal-art336003-7.html


Apoie a comunidade da Avaaz!