quinta-feira, 30 de maio de 2013

UM MAGNATA, O MASSACRE DE BALEIAS E A COMIDA DE CACHORRO

Pascal V - Avaaz.org
12:27 (15 minutos atrás)
para mim
Caros amigos,



Um homem islandês está prestes a começar uma caça com arpão às baleias-fin, cortando-as em pedaços e enviando a carne para o Japão, onde será usada como comida para cachorros!A melhor maneira de impedir esse massacre é expondo o primeiro-ministro holandês, que permite o tráfico de carne de baleia pela cidade de Roterdã, e fazê-lo rejeitar esse carregamento sangrento. Se os baleeiros não puderem vender a carne, nós poderemos impedir a caça antes que ela comece. Eles zarparão pra alto-mar em questão de dias -- assine agora e compartilhe com todos:

Clique aqui para assinar a petição
As baleias-fin são gigantes mágicos do mar. Mas em questão de dias, mais de 180 animais dessa espécie ameaçada correm o risco de serem abatidos por um magnata e seus parceiros. Sua diversão de verão é caçar as baleias usando arpões, cortá-las em pedaços e enviar a carne para o Japão, passando pela Holanda, para ser usada na alimentação de cães!

Há uma maneira de impedir essa caça antes que ela comece: não são todos os lugares que aceitam receber um barco cheio de carcaças de baleias. As autoridades alemãs e filandesas, por exemplo, têm evitado esse comércio vergonhoso. Agora, a bola está com a Holanda. Os holandeses têm uma enorme preocupação com sua reputação de protetores do meio ambiente, e não podem deixar que esse comércio sangrento chegue aos olhos da comunidade internacional. Mas se nós expusermos a participação da Holanda nisso agora e exigirmos que as autoridades holandesas rejeitem a movimentação de carne de baleia nos portos do país, poderemos impedir um massacre.

Precisamos agir rapidamente -- navios baleeiros devem começar a caça em questão de dias. Assine agora e divulgue para todos. Vamos construir uma forte campanha com 1 milhão de assinaturas direcionada ao primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e avisá-lo de que criaremos um rebuliço na mídia a menos que ele impeça o comércio de baleias-fin em portos holandeses:

http://www.avaaz.org/po/days_to_stop_the_whale_slaughter_global/?biAzibb&v=25281

Estas criaturas majestosas são o segundo maior animal do planeta, e podem atingir o tamanho de 3 ônibus, ao passo em que se movem rapidamente na água. A incrível combinação de suavidade, elegância e velocidade lhe fizeram ganhar o apelido de "cães galgos do mar".

Tragicamente, caçadores como o magnata Kristjan Loftsson têm abatido centenas de milhares de baleias e mais de 70% da população mundial destes animais foi dizimada. Mas desde que a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas e a Comissão Baleeira Internacional impuseram uma proibição sobre essas atividades, a espécie tem crescido em números. Podemos ajudar a espécie a se distanciar do risco de extinção se impedirmos que as baleias sejam massacradas para servirem de alimento para cachorro!

Fazer com que os holandeses rejeitem o carregamento sangrento trazido pelo magnata Loftsson para Roterdã é a melhor maneira de parar essa caça antes que ela comece, já que isso criará um precedente para outros portos em toda a Europa. Até agora, o governo holandês permitiu que Loftsson saísse ileso dessa matança. Vamos expô-los agora e dar um fim neste massacre. Assine a petição e divulgue para todos -- vamos acabar com esse comércio antes que o primeiro arpão seja disparado:

http://www.avaaz.org/po/days_to_stop_the_whale_slaughter_global/?biAzibb&v=25281

Os membros da Avaaz já conseguiram realizar grandes feitos em prol da biodiversidade, desde se opor ao comércio de marfim à luta pela proibição dos pesticidas de abelhas, seguida de vitória. Em 2010, os membros da Avaaz foram peça-chave para manter uma moratória internacional sobre a atividade baleeira. Neste momento crucial, vamos impedir essa caça horrível e continuar caminhando rumo a um mundo mais humano.

Com esperança,

Pascal, Lisa, Oliver, Alice, Ricken, Allison, David, Alaphia e toda a equipe da Avaaz


MAIS INFORMAÇÕES

Islândia se prepara para início de temporada de caça de baleias-fin (ANDA)
http://www.anda.jor.br/08/05/2013/islandia-se-prepara-para-a-caca-de-baleias-fin

Baleias ameaçadas viram comida para cães no Japão, denuncia ONG (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/05/baleias-ameacadas-viram-comida-para-caes-no-japao-denuncia-ong.html

Islândia matará baleias-fin raras para produzir guloseimas para cães (em inglês) (The Sunday Times)
http://www.thesundaytimes.co.uk/sto/news/uk_news/Environment/article1265271.ece?CMP=OTH-gnws-standard-2013_05_26

Islândia deve recomeçar a disputada caça de baleias-fin em Junho (em inglês) (Yahoo News)
http://uk.news.yahoo.com/iceland-resume-disputed-fin-whale-hunt-june-152645167.html#mbpipwP

Para a Islândia, baleia gigante é "apenas mais um peixe" (em inglês) (AFP)
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h0e9RgyRi4AF-PqyF7nLp4ufPW1w 

terça-feira, 28 de maio de 2013

CANA-DE-AÇUÇAR NA AMAZÔNIA: NÃO!!!




Cana-de-açúcar na Amazônia: NÃO! 

 

Assine a petição
Temos 24 horas para salvar e defender a Amazônia! Assine essa petição urgente e exija que os Senadores e Senadoras revisem essa proposta absurda e rejeitem qualquer autorização que permita a plantação de cana-de-açúcar na Amazônia.

A Amazônia Legal é uma região importante, que comporta diferentes biomas, como Amazônia, Campos Gerais e Cerrado. Ela é vital para a fauna e flora e para uma parcela significativa da população brasileira e indígena (56% vivem na Amazônia Legal). Entretanto, há em andamento no Senado Federal uma proposta que autoriza o plantio de cana-de-açúcar nesta região, o que pode gerar consequências devastadoras para o meio ambiente, como perda da biodiversidade, e ameaçar a sobrevivência de populações indígenas e tradicionais.

É hora de preservar e defender a Amazônia! Assine a petição e exija que Senadores e Senadoras revisem este projeto de lei e rejeitem qualquer menção sobre a autorização de plantio de cana-de-açúcar na Amazônia Legal.

Clique aqui para assinar a petição e envie para todos:

http://www.avaaz.org/po/petition/Canadeacucar_na_Amazonia_NAO/?biAzibb&v=25160

Senadores a favor da floresta estão fazendo todo o possível para garantir que esse projeto de lei não seja levado à Câmara dos Deputados, onde os donos de terra têm a maioria e podem fazer vistas grossas para a lei, aprovando-a sem discussão. Treze senadores já se comprometeram. Porém, eles precisam do maior apoio possível para continuar fortes em sua posição. Se milhares de nós nos unirmos agora em uma só voz assinando a petição criada pela Action Aid Brasil , podemos dar a estes senadores o apoio de que eles precisam, e conseguiremos mais adesão no Senado contra o lobby, impedindo a pressão econômica para a devastação da Amazônia. Temos apenas 24 horas!

http://www.avaaz.org/po/petition/Canadeacucar_na_Amazonia_NAO/?biAzibb&v=25160

Com esperança e determinação, 

Pedro, Carol, Oliver, Diego e toda a equipe da Avaaz 

PS: Esta petição foi criada no site Petições da Comunidade da Avaaz pela ActionAid Brasil. É rápido e fácil começar uma petição sobre um assunto que você se preocupa, clique aqui: http://avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?23752

Mais informações:

Action Aid Brasil
http://www.actionaid.org.br/ 

Projeto autoriza plantio de cana-de-açúcar na Amazônia (Carta Capital)
http://www.cartacapital.com.br/politica/projeto-autoriza-plantio-de-cana-de-acucar-na-amazonia/ 

Rumo ao passado (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marinasilva/2013/05/1280032-rumo-ao-passado.shtml 


segunda-feira, 27 de maio de 2013

TRANSA GRAMATICAL...


Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador.
Um substantivo masculino, com um aspecto plural, com alguns anos bem vividos pelas preposições da vida.
E o artigo era bem definido, feminino, singular: era ainda novinha, mas com um maravilhoso predicado nominal.
Era ingênua, silábica, um pouco átona, até ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanáticos por leituras e filmes ortográficos.
O substantivo gostou dessa situação: os dois sozinhos, num lugar sem ninguém ver e ouvir.
E sem perder essa oportunidade, começou a se insinuar, a perguntar, e a conversar.
O artigo feminino deixou as reticências de lado, e permitiu esse pequeno índice.
De repente, o elevador pára, só com os dois lá dentro: ótimo, pensou o substantivo, mais um bom motivo para provocar alguns sinônimos.
Pouco tempo depois, já estavam bem entre parênteses, quando o elevador recomeça a se movimentar: só que em vez de descer, sobe e pára justamente no andar do substantivo.
Ele usou de toda a sua flexão verbal, e entrou com ela em seu aposto.
Ligou o fonema, e ficaram alguns instantes em silêncio, ouvindo uma fonética clássica, bem suave e gostosa.
Prepararam uma sintaxe dupla para ele e um hiato com gelo para ela.
Ficaram conversando, sentados num vocativo, quando ele começou outra vez a se insinuar.
Ela foi deixando, ele foi usando seu forte adjunto adverbial, e rapidamente chegaram a um imperativo, todos os vocábulos diziam que iriam terminar num transitivo direto.
Começaram a se aproximar, ela tremendo de vocabulário, e ele sentindo seu ditongo crescente: se abraçaram, numa pontuação tão minúscula, que nem um período simples passaria entre os dois.
Estavam nessa ênclise quando ela confessou que ainda era vírgula; ele não perdeu o ritmo e sugeriu uma ou outra soletrada em seu apóstrofo.
É claro que ela se deixou levar por essas palavras, estava totalmente oxítona às vontades dele, e foram para o comum de dois gêneros.
Ela totalmente voz passiva, ele voz ativa. Entre beijos, carícias, parônimos e substantivos, ele foi avançando cada vez mais: ficaram uns minutos nessa próclise, e ele, com todo o seu predicativo do objeto, ia tomando conta.
Estavam na posição de primeira e segunda pessoa do singular, ela era um perfeito agente da passiva, ele todo paroxítono, sentindo o pronome do seu grande travessão forçando aquele hífen ainda singular.
Nisso a porta abriu repentinamente. Era o verbo auxiliar do edifício. Ele tinha percebido tudo, e entrou dando conjunções e adjetivos nos dois, que se encolheram gramaticalmente, cheios de preposições, locuções e exclamativas.
Mas ao ver aquele corpo jovem, numa acentuação tônica, ou melhor, subtônica, o verbo auxiliar diminuiu seus advérbios e declarou o seu particípio na história.
Os dois se olharam, e viram que isso era melhor do que uma metáfora por todo o edifício.
O verbo auxiliar se entusiasmou e mostrou o seu adjunto adnominal. Que loucura, minha gente.
Aquilo não era nem comparativo: era um superlativo absoluto.
Foi se aproximando dos dois, com aquela coisa maiúscula, com aquele predicativo do sujeito apontado para seus objetos. Foi chegando cada vez mais perto, comparando o ditongo do substantivo ao seu tritongo, propondo claramente uma mesóclise-a-trois.
Só que as condições eram estas: enquanto abusava de um ditongo nasal, penetraria ao gerúndio do substantivo, e culminaria com um complemento verbal no artigo feminino.
O substantivo, vendo que poderia se transformar num artigo indefinido depois dessa, pensando em seu infinitivo, resolveu colocar um ponto final na história: agarrou o verbo auxiliar pelo seu conectivo, jogou-o pela janela e voltou ao seu trema, cada vez mais fiel à língua portuguesa, com o artigo feminino colocado em conjunção coordenativa conclusiva.

(*Redação feita por uma aluna do curso de Letras, da UFPE Universidade Federal de Pernambuco (Recife), que venceu um concurso interno promovido pelo professor titular da cadeira de Gramática Portuguesa.)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

FECHAR GUANTÁNAMO...

Caros amigos, 



Dentro de 24 horas, o presidente Obama pode dar fim a mais de uma década de injustiças e finalmente fechar Guantánamo, a prisão mais polêmica do mundo. Enquanto ele se prepara para o seu discurso em resposta à greve de fome dos presos, vamos enviar uma mensagem ressonante: chega de desculpas -- o mundo exige o fechamento dessa versão americana dos porões da ditadura. Assine agora:

Sign the petition
Dentro de 24 horas, o presidente Obama pode, de uma vez por todas, dar o passo final para fechar Guantánamo -- a prisão mais polêmica do planeta.

Obama tem sido pressionado a responder sobre a prisão em um discurso público: mais de 100 detentos estão em greve de fome e a ONU denunciou a alimentação forçada como uma prática de tortura. Se um número significativo de nós exigir um plano de ação, Obama poderia libertar os prisioneiros que já têm autorização para ser soltos ou transferidos e nomear um oficial da Casa Branca com uma missão: fechar Guantánamo!

Estamos em um momento decisivo. Assine para exigir que Obama feche essa versão americana dos porões da ditadura e compartilhe os fatos chocantes abaixo, trazendo mais pessoas para esse apelo mundial:

http://www.avaaz.org/po/obama_shut_down_gitmo_4/?biAzibb&v=25083 

Os fatos falam por si próprios:
  • Número atual de presos em Guantánamo: 166
  • Presos com acusações pendentes: 6
  • Presos cuja liberdade imediata foi garantida, mas que continuam sob custódia: 86
  • Detentos de Guantánamo em greve de fome: 103
  • Detentos em greve de fome que foram forçados a comer: 30
  • Prisioneiros que morreram em custódia: 9
  • Crianças detidas pelos EUA em Guantánamo: 21
  • Presos julgados em um tribunal civil: 1
  • Presos sem direito à liberdade pois não podem ser julgados devido a falta de provas ou tortura: 50
  • Prisioneiros libertados pelo governo Bush: 500+
  • Prisioneiros libertados pelo governo Obama: 72
  • Custo anual da prisão aos cidadãos dos EUA: US$150 milhões
  • Dias passados desde que Obama prometeu fechar Guantánamo: 1580
  • Dias passados desde que os prisioneiros chegaram em Guantánamo: 11 anos, 4 meses, 12 dias
Durante anos, Obama culpou o Congresso dos EUA pelo fracasso de não fechar Guantánamo. Mas desde que o Congresso concedeu ao Departamento de Defesa dos EUA autoridade para permitir prisioneiros autorizados a serem transferidos para fora da prisão, o próprio Obama tem agora a chance de libertar 86 prisioneiros. E mesmo que ele precise da cooperação do Congresso para fechar a prisão definitivamente, se for essa a sua vontade, ele pode designar alguém na Casa Branca agora para mostrar ao mundo que isso é uma prioridade e que pode ser feito. 

Assine agora para exigir que Obama anuncie um plano para fechar Guantánamo, e compartilhe essa campanha com todos. Vamos construir um protesto global urgente para dar um fim a essa vergonha.

http://www.avaaz.org/po/obama_shut_down_gitmo_4/?biAzibb&v=25083 

Durante a sua primeira campanha presidencial, Obama prometeu fechar Guantánamo. Essa prisão, ilegal e repulsiva, já causou sofrimento demais e alimentou a divisão e o ódio por todo o mundo. Basta. Vamos fazer com que Obama tome medidas e feche essa cicatriz que ficou na humanidade. 

Com esperança e determinação, 

Dalia, Joseph, Allison, Bissan, Nick, Alice, Ricken e toda a equipe da Avaaz 

PS - Muitas campanhas da Avaaz foram começadas por membros da nossa comunidade! Comece a sua própria campanha agora e obtenha a vitória sobre qualquer questão, seja ela local, nacional ou global: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?bgMYedb&v=25040 


Mais informações: 

Obama abordará Al-Qaeda, drones e Guantánamo em discurso na quinta (G1) 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/05/obama-fala-sobre-al-qaeda-drones-e-guantanamo-em-discurso-de-quinta-feira-1.html 

Presos de Guantánamo chegam aos 100 dias de greve de fome (Brasil de Fato)
http://www.brasildefato.com.br/node/12944 

Imagem de Obama sofre com fracasso em Guantánamo (Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,imagem-de-obama-sofre-com-fracasso-em-guantanamo,1033428,0.htm 

Editorial: Ainda Guantánamo (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/05/1272522-editorial-ainda-guantanamo.shtml 

Manifestantes fazem protesto contra a prisão de Guantánamo na Inglaterra (G1) 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/05/manifestantes-fazem-protesto-contra-prisao-de-guantanamo-na-inglaterra.html 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

NOME DE ANJOS....



Você
notou que muitos nomes de anjos ....Gabriel,Rafael, Miguel e outros
anjos...

Todos terminam com 'el'.

Com base nos escritos de
estudiosos sérios, teólogos e rabinos, alguns desses nomes foram
decifrados: el, em hebráico, significa Deus.

- GABRIEL:"AQUELE QUE DEUS ENVIOU", ou
mensageiro de Deus.
- MIGUEL: "IGUAL A DEUS" e por aí
vai...

..


Sendo assim, veja no texto
abaixo as novas descobertas
relativas aos estudos desses seres
protetores.

NOVOS ANJOS:
Aluguel- anjo mau. Não deixa a pessoa conseguir sua
casa
própria;

Embratel- anjo protetor do monopólio das
comunicações;

Chanel- anjo protetor dos costureiros, estilistas
e
outros boiolas ;

Papai
Noel- anjo protetor do
comércio. Só aparece no
fim do ano para acabar com seu 13º. anda sempre
acompanhado pelo anjo Jingobel;

Tonel- anjo protetor dos alcoólatras anônimos
e
bêbados em geral;

Pastel- anjo protetor das colônias japonesas e
chinesas;

Gel- anjo que protege as pessoas com cabelos
rebeldes;
 

Manoel- anjo protetor das piadas preconceituosas;

Papel- anjo protetor daqueles com intestinos
soltos;

Anatel
- anjo criado em Brasília, que
não serve para porra nenhuma.

Motel-Esse...serve para fazer mais anjos !!!




APENAS DOIS PENSAMENTOS...


"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a." (Adrian Rogers, pastor evangélico)

"Não é a política que faz o candidato virar ladrão. O seu voto é que faz o ladrão virar político." (autor desconhecido)  

  

segunda-feira, 20 de maio de 2013

RÁDIO BOM GOSTO

AS MELHORES MÚSICAS DO MUNDO ESTÃO NA RÁDIO BOM GOSTO WEBMAIL
24 HORAS NO AR SÓ PRA VOCÊ.

rbgw.webradioo.net

> DESABAFO DE UM BOM MARIDO
> Luís Fernando Veríssimo
 
 

>
> Minha esposa e eu sempre andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras.
>
> Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica, e uma máquina de fazer pão elétrica.
> Então ela disse: 'Nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar'.
> Daí comprei pra ela uma cadeira elétrica.
>
> Eu me casei com a 'Sra. Certa'. Só não sabia que o primeiro nome dela era 'Sempre'.
>
> Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la.
> Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha.
> Ela perguntou: 'O que tem na TV?' E eu disse 'Poeira'.
>
> No começo Deus criou o mundo e descansou.
> Então, Ele criou o homem e descansou.
> Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem o Mundo tiveram mais descanso.
>
> Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim. Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer.
> Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura. Eu olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei em casa.
> Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dente e lhe entreguei.
> '- Quando você terminar de cortar a grama,' eu disse, 'você pode também varrer a calçada.'
> Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida'.
>
> 'O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido...

sábado, 18 de maio de 2013

CONFIRA....


Confira as notícias mais lidas nesta semana no site Caros Amigos
Lista inclui as 5 notícias mais lidas de 11/05 a 17/05

Leilões do petróleo ameaçam controle do país sobre o produto
Lei promulgada por FHC em permite leilão do pretóleo, empresas estrangeiras que ganharem leilão podem explorar o produto e envia-lo a diretamente a Europa de navio, sem que precise passar pelo território nacional.

O medo de ousar e a submissão ao capital
A antiga prática condenada do “fisiologismo” passou a ser gentilmente qualificado de “garantia da governabilidade". Por Paulo Kliass

A quem serve a MP dos Portos?
Como 95% do comércio exterior brasileiro se dá através dos portos, é razoável imaginar que o marco regulatório do setor tenha contribuído para esta performance. Apesar disso, surpreendentemente o país é sacudido por uma “urgência”: a imediata e radical substituição do “caótico” modelo portuário brasileiro. Por José Augusto Valente e Samuel Gomes

Católicos e cristãos entre Francisco e Feliciano
Vem se constituindo no Brasil uma plataforma evangélica liderada pelo pastor Marcos Feliciano. Projeto de defesa raivosa da família tradicional, de aspirações facistas típicas dos tempos da ditadura militar. Por Fábio Py Murta de Almeida

A teatralização do atentado de Boston
Em artigo, Leonardo Boff mostra que é preciso refletir sobre a espetacularização dos atentados terroristas. ( Foto: Revista Fórum)

Tropicália, o filme
O filme, retrata o panorama político e, principalmente, cultural de 1967 a 1969, os anos de ouro do Tropicalismo.
Males do Mundo Atual
Pânico, depressão, doenças tecnológicas, consumismo, alimentos envenenados. Nessa semana, a Caros Amigos Especial Males do Mundo Atual está de volta às bancas de todo o país.

O próximo livro que você vai ler talvez esteja aqui. Confira!
Receba 12 edições em casa com preço reduzido!
Coleção Revoluções do Século 20. Saiba mais.

Confira as notícias mais lidas nesta semana no site Caros Amigos
Lista inclui as 5 notícias mais lidas de 20/04 a 26/04

Itamar Souza: Quando se criminaliza a vítima
Victor e Itamar morreram de forma violenta, brutal (...).Mas as diferenças entre esses dois jovens se aprofundaram com suas mortes. Por Walter Takemoto

O sequestro cognitivo histórico nas escolas públicas de SP
O ensino de História sofre um golpe desferido pela SEE/SP que, à guisa de modernizar a educação e melhorar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática, promove um verdadeiro desarranjo curricular. Por Antonio S. de Almeida Neto

Professores entram em greve em 23 estados
Professores em greve exigem que Alckmin cumpra a lei, aumente salários e garanta aos professores condições de trabalho dignas nas escolas. (Foto: Apeoesp/Fernando Cardoso)

Filme "Hoje" retrata herança maldita da ditadura
"Hoje", novo longa de Tata Amaral, estreia no circuito com a história de ex-militantes torturados e suas heranças malditas do período da ditadura militar. (Foto: Divulgação)

Desumanização no capitalismo
A desumanização aparece no modo de produção capitalista como uma deformidade intrínseca do capital, que acomete a sociedade civil; Por Ari de Oliveira Zenha

A nova edição de Caros Amigos, já nas bancas
O avanço das bancadas conservadoras no Congresso Nacional, o futuro da Venezuela sem Chávez e entrevista com o geógrafo britânico David Harvey estão na nova edição de Caros Amigos, já nas bancas!

O próximo livro que você vai ler talvez esteja aqui. Confira!Seu apoio à mídia independente é decisivo. Assine Caros Amigos.Coleção Revoluções do Século 20. Saiba mais.

domingo, 12 de maio de 2013

Confira as notícias mais lidas nesta semana no site Caros Amigos
Lista inclui as 5 notícias mais lidas de 04/05 a 10/05

Católicos e cristãos entre Francisco e Feliciano
Vem se constituindo no Brasil uma plataforma evangélica liderada pelo pastor Marcos Feliciano. Projeto de defesa raivosa da família tradicional, de aspirações facistas típicas dos tempos da ditadura militar. Por Fábio Py Murta de Almeida

A teatralização do atentado de Boston
Em artigo, Leonardo Boff mostra que é preciso refletir sobre a espetacularização dos atentados terroristas. ( Foto: Revista Fórum)

Jean Wyllys: Feliciano só quer os holofotes
Deputado Jean Willys diz que Feliciano quer holofote e busca alternativas à CMDH. (Foto: Rede Brasil Atual)

Quem luta sempre ganha: professores de Salvador derrotam Alfa e Beto
Com base em parecer formulado por professoras da Faculdade de Educação da UFBA, as promotoras consideraram incompatível o uso dos materiais do pacote Alfa e Beto de forma concomitante com os livros do PNLD e o PNAIC. Por Walter Takemoto

Males do Mundo Atual
Pânico, depressão, doenças tecnológicas, consumismo, alimentos envenenados. Nessa semana, a Caros Amigos Especial Males do Mundo Atual está de volta às bancas de todo o país.

O próximo livro que você vai ler talvez esteja aqui. Confira!
Receba 12 edições em casa com preço reduzido!
Coleção Revoluções do Século 20. Saiba mais.

sexta-feira, 10 de maio de 2013


INCOMPETÊNCIA OLÍMPICA

Ao contrário de todo mundo, acho que ter sido escolhida sede das Olimpíadas foi uma das piores coisas que podiam ter acontecido ao Rio. Junte-se a isso a famigerada Copa, e a desgraça está feita. Antes que me atirem mais pedras do que provavelmente já estarão atirando depois dessas duas primeiras frases, esclareço que não tenho nada contra as Olimpíadas nem contra a Copa como espetáculos, muito antes pelo contrário. Acho os dois eventos bonitos e simbólicos e fico fascinada com a mistura de gentes que proporcionam. Minha implicância é com a corrupção abissal que as cerca e com a sua realização no Brasil -- sobretudo, no Rio de Janeiro. Não duvido que tanto Copa quanto Olimpíadas corram lindamente: somos os reis do jeitinho, e com um superfaturamento aqui e uma enganação ali, teremos (quase) tudo pronto a tempo. Se não forem assaltados, estuprados ou mortos, os turistas voltarão para casa com belas lembranças.

A questão, no entanto, não é o que os turistas dirão de nós; a questão é o que vai acontecer, e o que já está acontecendo, conosco. Tanto a Copa quanto as Olimpíadas têm funcionado, até aqui, como carta branca para tudo o que é descalabro. A sensação que tenho -- e peço encarecidamente que me corrijam se eu estiver errada -- é que nunca se roubou tanto, e tão impunemente, neste país. Não, não tenho números. Não tenho fatos. Tenho apenas a percepção de alguém que vê os valores de obras desnecessárias aumentando astronomicamente, enquanto os cidadãos ficam entregues à própria sorte num cotidiano cada vez mais degradado.

Com a desculpa das Olimpíadas, o metrô está sendo ampliado sem nenhum critério. Dia sim outro também mais uma árvore vem abaixo por causa das obras; a destruição no Leblon consegue ser pior do que a de Ipanema. Em breve não sobrará um único pedacinho verde no bairro. Os poucos equipamentos que nos ficaram do Pan foram sucateados sem a menor cerimônia; os atletas foram despejados porque, como bem sabemos, a principal preocupação do Comitê Olímpico não é com o esporte, e sim com o faturamento.

Mas ainda que tudo estivesse sendo feito com a maior correção, os benefícios trazidos pela realização desses eventos seria questionável. Montreal que é Montreal levou 30 anos para quitar a dívida dos Jogos Olímpicos de 1976. Até agora ninguém descobriu o que os jogos de 2004 fizeram de positivo por Atenas: os equipamentos construídos na ocasião já estavam desertos e em ruínas antes mesmo da crise, e o número de empregos diminuiu com velocidade ainda maior do que tinha crescido tão logo a festa acabou. O famoso Ninho do Pássaro, em Beijing, virou um elefante branco -- e olhem que o que não falta na China é gente para encher estádio.

Não é de ontem que penso assim, mas se ainda me restasse qualquer dúvida em relação a esses desastres econômicos, ela teria se transformado na mais absoluta certeza depois que assisti à entrevista do ministro Aldo Rebelo, da Nike, no programa Roda Viva. Não sei o que me indignou mais, se a má fé com que ele respondia às perguntas dos jornalistas, ou o pouco caso que faz da inteligência dos brasileiros. Há muito tempo eu não ouvia tanta besteira entoada com tanto cinismo.

Ninguém precisa entender nada de futebol para prever que um estádio de 44 mil lugares em Manaus vai virar elefante branco; para o ministro, porém, questionar a necessidade dessa construção é ser preconceituoso com a região Norte. Ninguém precisa entender nada do caráter das leis para perceber como é absurdo um país abrir mão da sua legislação só porque a Fifa quer vender cerveja nos estádios; para o ministro, no entanto, essa distorção é tão trivial quanto a eventual realização de uma corrida de automóveis numa área urbana, onde a lei estabelece limites de velocidade.

No mais, como qualquer pessoa despreparada, ele não tem dúvidas, só certezas. Acha que não podemos nos queixar do Engenhão já estar podre porque, afinal, o estádio "recebeu os jogos dos grandes clubes nos últimos tempos"; considera que o país está perfeitamente preparado para grandes eventos, dado que recebemos a família real portuguesa em 1808; afirma, categoricamente, que teremos cobertura 4G em dois meses (até agora, existem apenas quatro cidades cobertas, entre elas as megalópoles de Búzios, Paraty e Campos do Jordão, e uma única operadora oferecendo o serviço); diz que o dinheiro público empenhado nos estádios foi emprestado "mediante garantias" e que "não há nada mais fiscalizado no Brasil do que o dinheiro da Copa".

Em qualquer país medianamente civilizado, uma entrevista tão constrangedora seria motivo suficiente para apeá-lo do ministério. Se Aldo Rebelo falou da boca para fora, tentando nos enrolar, não merece respeito; se é sincero e acredita no que disse, não tem competência nem para servir cafezinho na repartição.

(O Globo, Segundo Caderno, 11.4.2013)

ESMAGADOS PARA FAZEREM NOSSAS ROUPAS...

Caros amigos do Brasil, 



Centenas de mulheres de Bangladesh morreram queimadas ou soterradas enquanto produziam *nossas* roupas! Dentro de alguns dias, as principais empresas de moda poderão assinar um pacto que poderá tanto ser um forte código de segurança ou um acordo fraco para “inglês ver”. Se um milhão de nós exigirmos que o presidente da GAP assine um acordo que salvará vidas, outros seguirão:

Assine a petição
Todos nós vimos as horríveis imagens de centenas de mulheres inocentes queimadas ou soterradas até a morte nas fábricas enquanto faziam nossas roupas. Entretanto, nos próximos dias, temos a oportunidade de fazer com que as empresas do setor impeçam que isso aconteça outra vez, seja em Bangladesh ou no Brasil. 

Grandes empresas estão numa corrida desenfreada para reduzir custos. Grandes marcas da moda são abastecidas por centenas de fábricas em Bangladesh. Agora duas marcas, incluindo Calvin Klein, assinaram um forte código de segurança contra incêndio em Bangladesh. Outras, estão em reuniões de emergência decidindo se assinam ou não e nossa pressão pode fazer com que eles assinem

As negociações terminam dentro de alguns dias. GAP, que possui as marcas Emme, Cori e Luigi Bertolli está mais suscetível a dar o primeiro passo para apoiar um forte acordo, e a melhor forma de pressioná-la é ir atrás de seu presidente. Se um milhão de nós apelar diretamente a ele em uma petição, página do Facebook, tweets, e anúncios, seus amigos e familiares irão todos ouvir falar deles. Ele saberá que sua reputação e a de sua empresa estará em jogo. Assine pela segurança dos trabalhadores e encaminhe este email para todos:

http://www.avaaz.org/po/bangladesh_brazil/?biAzibb&v=24876

O recente acidente segue um padrão em Bangladesh e no Brasil. Nos últimos anos, incêndios e outros desastres tiraram milhares de vidas e deixaram outros feridos demias para poderem trabalhar. O governo de Bangladesh faz vista grossa para as péssimas condições de trabalho, permitindo que os fornecedores reduzam os custos para fazer roupas a um ritmo e preço de acordo com a expectativa dos gigantes da moda mundial. As grandes marcas dizem que monitoram, mas os trabalhadores dizem que as empresas não são confiável para fazer suas próprias auditorias

O acordo de segurança apoiado por trabalhadores dessa indústria exige inspeções independentes, relatórios públicos sobre as condições das fábricas fornecedoras, e consertos obrigatórios. O acordo seria válido inclusive ​​nos tribunais dos países de origem das empresas! Os detalhes de quais empresas compravam da fábrica que desabou na semana passada ainda não são conhecidos e não há nenhuma evidência de que a GAP estava entre elas. Mas trabalhadores morreram em outras fábricas fornecedoras da GAP em Bangladesh e seu comprometimento agora iria colocar uma enorme pressão sobre outras empresas. 

As empresas estão decidindo o que fazer nesse momento. Vamos pedir ao presidente da GAP para assumir a liderança na indústria comprometendo-se com o plano de segurança.Assine, e em seguida compartilhe esse email amplamente - quando chegarmos a 1 milhão de assinaturas, vamos publicar anúncios publicitários que os chefes dessas grandes marcas não poderão ignorar:

http://www.avaaz.org/po/bangladesh_brazil/?biAzibb&v=24876

Mais de uma vez os membros da Avaaz se uniram para lutar contra a ganância corporativa e apoiar os direitos humanos. No ano passado, nós ajudamos 100 trabalhadores indianos a voltar em segurança para casa quando uma empresa do Bahrein se recusou a deixá-los sair do país. Vamos agora ajudar a parar a corrida mortal para o fundo de segurança de fábrica. 

Com esperança e determinação 

Jamie, Jeremy, Alex, Ari, Diego, Marie, Maria-Paz, Ricken e toda equipe da Avaaz PS - Muitas campanhas da Avaaz são iniciadas por membros da nossa comunidade!Comece a sua agora e vença sobre qualquer assunto - local, nacional ou global:http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?bgMYedb&v=23917 


Mais informações: 

Desabamento em Bangladesh revela lado obscuro da indústria de roupas (BBC Brasil)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130428_bangladesh_tragedia_lado_obscuro.shtml 

Sobe para 501 número de mortos em desabamento em Bangladesh (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/05/1272652-sobe-para-501-numero-de-mortos-em-desabamento-em-bangladesh.shtml 

Indústria cobra explicações sobre condições de trabalho em Bangladesh (Zero Hora)
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2013/05/industria-cobra-explicacoes-sobre-condicoes-de-trabalho-em-bangladesh-4124526.html 

Precárias condições de trabalho fazem grifes famosas repensarem produção em Bangladesh (G1)
http://g1.globo.com/videos/v/precarias-condicoes-de-trabalho-fazem-grifes-famosas-repensarem-producao-em-bangladesh/2551870/ 


Apoie a comunidade da Avaaz!
LOJA CAROS AMIGOS

Sobre os olhos saltitantes, Tropicália, o filme

O filme, retrata o panorama político e, principalmente, cultural de 1967 a 1969, os anos de ouro do Tropicalismo. Com uma rica pesquisa de foto, vídeo e áudio – vários deles inéditos até mesmo para os próprios tropicalistas – o documentário é, segundo o diretor, o filme definitivo sobre a Tropicália. Será? 
Por entre fotos e nomes, o diretor Marcelo Machado vai sem lenço, mas com muitos documentos. Começando em 1967, ele busca no III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, o começo de uma revolução.
Rico em recursos gráficos, entrevistas e, claro, com uma impecável trilha sonora, Marcelo Machado conseguiu. Ele conseguiu nos emocionar e nos transferir, de alguma maneira, àquele momento tão efervescente e antropofágico dos anos 60.
Assista vídeo de apresentação

Receba em casa 12 edições com preço reduzido. Assine Caros Amigos.

O próximo filme que você vai assistir talvez esteja na lista abaixo.Confira.

A Idade da Terra
Buena Vista Social Club
Chevolution - A história da fotografia mais reproduzida do mundo.
Deus e o Diabo na Terra do Sol
Jango
Raul: o Início, o Fim e o Meio
Suíte Havana
Utopia e Barbárie