quarta-feira, 26 de junho de 2013

PROTESTOBOLAS!

sábado, 22 de junho de 2013

QUAL É O NOVO BRASIL QUE QUEREMOS?

Caros amigos do Brasil,

Nas duas últimas semanas milhares de brasileiros foram às ruas de todo o país exigir não só a revogação do aumento do transporte público, mas deixar claro para o governo que temos uma voz e ela precisa ser ouvida. Há um novo Brasil surgindo, um Brasil dos seus cidadãos e nós queremos entender um pouco melhor que Brasil é esse. Será que vocês poderiam reservar cinco minutos para responder à nossa pesquisa? 

https://pt.surveymonkey.com/s/C2X3HF5 

A sua opinião será mantida em sigilo e vai ajudar a garantir que essa nova iniciativa reflita as opiniões de toda a comunidade da Avaaz.

Muito obrigado,

Pedro, Diego, Carol, Nadia, Luis, Alice, Ian e toda a equipe da Avaaz

P.S. Quer começar sua própria petição sobre algum assunto que for importante para você? Comece aqui: http://avaaz.org/po/petition/start_a_petition/


O BRASIL É NOSSO...

Caros amigos do Brasil, 

PEC da Impunidade

Após tanto descaso, abusos de poder e ineficiência das nossas instituições políticas, o povo está tomando o país de volta. Mas para esse movimento construir um país melhor, precisamos vencer alguns desafios, a começar pela PEC37, uma proposta de emenda constitucional que quer tirar do Ministério Público os seus poderes de investigação, o que pode levar o Brasil a uma era ainda mais sombria de corrupção e impunidade. Clique abaixo e assine:

Assine a petição
A rua é do povo! E o Brasil é nosso! Milhares foram marchar ontem. Os políticos nos observam com medo e espanto. Eles não entendem que há um novo Brasil surgindo. Um Brasil que é nosso e somos nós que vamos decidir o que fazer com ele.

O preço do ônibus pode subir sem diálogo com a população? Talvez no passado, agora não pode mais -- nesse momento os governadores e prefeitos de várias cidades do país estão anunciando a redução das tarifas em coletivas de imprensa. A polícia pode abusar da sua força para reprimir protestos pacíficos e sair impune? Não, se não permitirmos - balas de borracha são mais fracas do que a voz do povo.Nós, brasileiros, agora decidimos virar o jogo: somos nós, cidadãos, que decidiremos o que os políticos e as instituições públicas farão e não o contrário. Essa é a nova democracia que nasceu do povo para o povo. 

Dentro de alguns dias, a PEC37 será votada no Congresso -- se passar, colocará uma mordaça no sistema de defesa público, barrando a investigação de políticos corruptos. Vamos contra-atacar -- os políticos estão com um pé atrás agora e se fizermos barulho suficiente poderemos impedí-los e mostrar que a era de abuso político e impunidade acabou. Junte-se agora e espalhe para todos:

http://www.avaaz.org/po/petition/Convencer_senadores_a_rejeitarem_a_PEC_372011_que_limita_o_poder_de_investigacao_do_Ministerio_Publico/?biAzibb&v=26089

Essa PEC é um erro. Alguns dos maiores escândalos de corrupção em nosso país só vieram à tona por causa das ações do Ministério Público. No entanto, a nova lei pretende retirar todo o seu poder e legitimidade para investigar práticas de corrupção e os abusos policiais e colocar essa responsabilidade nas mãos da polícia. Com a polícia recebendo ordens dos mesmos políticos que deveriam investigar, como é que vamos saber se escândalos não serão abafados?

Estes protestos começaram como uma forma de expressar a frustração com as tarifas de transporte, mas se tornaram algo muito maior. Agora eles são protestos para mostrar aos nossos políticos que eles devem nos prestar contas - quando decidem gastar dinheiro com a Copa do Mundo ao invés de educação, quando passam orçamentos sem transparência, ou quando enviam a polícia para reprimir manifestantes pacíficos que estão exercendo seus direitos democráticos.

O movimento que está começando agora tem o potencial para remodelar a nossa democracia para melhor, mas só se nos juntarmos e garantirmos que ele oferecerá as verdadeiras reformas que nós precisamos, começando com uma rejeição da PEC 37.Assine agora e compartilhe com os outros:

http://www.avaaz.org/po/petition/Convencer_senadores_a_rejeitarem_a_PEC_372011_que_limita_o_poder_de_investigacao_do_Ministerio_Publico/?biAzibb&v=26089

O Brasil está mudando. Estamos construindo a nação que queremos para nossos jovens, nossos filhos e netos. Juntos, nossa comunidade ajudou a trazer essa realidade mais próxima de nós com a aprovação da Ficha Limpa, pressionando os políticos por mais transparência e muito mais. É emocionante ver o que está ao alcance de nossas mãos quando nos unimos.

Com esperança e determinação,

Pedro, Diego, Carol, Nadia, Ian, Luis, Ricken e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES: 

Procuradores federais rejeitam proposta alternativa à PEC 37 (Agência Brasil)
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-17/procuradores-federais-rejeitam-proposta-alternativa-pec-37 

Alves diz que colocará PEC 37 em votação dia 26 mesmo sem acordo (G1)
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/alves-diz-que-colocara-pec-37-em-votacao-dia-26-mesmo-sem-acordo.htm 

PEC 37: um desserviço à nação brasileira (Congresso em Foco)
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/outros-destaques/pec-37-um-desservico-a-nacao-brasileira/ 

Estádios da Copa, "roubalheira" e até PEC 37 motivam manifestantes de Brasília (UOL)
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/06/17/estadios-da-copa-roubalheira-e-ate-pec-37-motivam-manifestantes-de-brasilia.htm 


terça-feira, 18 de junho de 2013

PENSAMENTO DO DIA

POBRE É IGUAL A LOMBRIGA, SAI DA MERDA E MORRE
(autor desconhecido)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

OJA CAROS AMIGOS

Sobre os olhos saltitantes, Tropicália, o filme

O filme, retrata o panorama político e, principalmente, cultural de 1967 a 1969, os anos de ouro do Tropicalismo. Com uma rica pesquisa de foto, vídeo e áudio – vários deles inéditos até mesmo para os próprios tropicalistas – o documentário é, segundo o diretor, o filme definitivo sobre a Tropicália. Será? 
Por entre fotos e nomes, o diretor Marcelo Machado vai sem lenço, mas com muitos documentos. Começando em 1967, ele busca no III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, o começo de uma revolução.
Rico em recursos gráficos, entrevistas e, claro, com uma impecável trilha sonora, Marcelo Machado conseguiu. Ele conseguiu nos emocionar e nos transferir, de alguma maneira, àquele momento tão efervescente e antropofágico dos anos 60.
Assista vídeo de apresentação

HUMOR

Assunto: NOVO PREDIO DA RECEITA FEDERAL!cid_6A39F296B82148F29AFD93D05C4EBB56@eliana21802250

HUMOR

X9S8_460

HUMOR

X9zH_460

HUMOR

XA85_460

HUMOR

Xe0n_460

HUMOR

XFIM_460

sexta-feira, 14 de junho de 2013


LOJA CAROS AMIGOS


Os filmes de Silvio Tendler são resgates da memória brasileira e inspiram seus espectadores a reflexão: sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento.

Na Loja Caros Amigos você pode adquirir 5 importantes documentários de Silvio Tendler. Aproveite!
Acompanhe as novidades em nossa página no Facebook

Jango
O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. Goulart era popularmente chamado de "Jango", daí o título do filme.

Marighella - retrato falado do guerrilheiro
O filme sobre a vida desta figura polêmica da recente História do Brasil conta a trajetória do professor Marighella. Mas, acima de tudo, contará a história do homem Marighella.

Os Anos JK - Uma Trajetória Política
O filme conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, desde sua estréia como político, passando pela construção de Brasília e indo até a perda dos direitos políticos.

Utopia e Barbárie
Documentário que aborda e interpreta os cinquenta anos que precederam o início do século XXI: o pós-Segunda Guerra Mundial, os movimentos de contracultura, as lutas pela independência das antigas colônias africanas e asiáticas, as ditaduras militares na América Latina, a Guerra do Vietnã e as outras invasões e guerras que ocorreram neste período.

Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá
Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Em defesa de Edward Snowden

Olá pessoal, 


Com apenas 29 anos, Edward desistiu de sua carreira para denunciar o absurdo programa PRISM, uma medida do governo americano para espionar todos os nossos emails, mensagens de Skype e publicações no Facebook durante anos. Se milhões de pessoas agirem urgentemente em defesa de Edward Snowden, poderemos pressionar os EUA a acabar com o PRISM e não reprimir o autor da denúncia.Vamos apoiá-lo antes que seja tarde demais:

Assine a petição


Este analista de sistemas de 29 anos deixou para trás toda a sua vida: sua namorada, seu emprego e sua casa, para denunciar um chocante programa do governo dos EUA chamado PRISM. Esse programa leu e arquivou uma cópia de todos os nossos emails, mensagens enviadas pelo Skype, publicações no Facebook, e telefonemas durante anos. 

Quando o soldado Bradley Manning tornou público esse mesmo tipo de informação para o Wikileaks, os EUA o confinaram a uma cela solitária na prisão, nu e em condições que a ONU definiu como sendo "crueis, desumanas e degradantes". 

As autoridades e a imprensa estão decidindo como lidar com este escândalo. Se milhões de vozes em nossa comunidade apoiarem Edward nas próximas 48 horas, isso vai transmitir uma poderosa mensagem de que ele deve ser tratado como alguém corajoso por ter feito esse tipo de denúncia, e que o programa PRISM – e não ele – deve ser o alvo do ataque dos EUA:

https://secure.avaaz.org/po/stop_prism_global/?biAzibb&v=25841 

A ideia de algo como o PRISM é perturbadora: o programa dá ao governo dos EUA acesso ilimitado a todos os nossos emails pessoais e contas em sites de redes sociais como Google, Youtube, Facebook, Skype, Hotmail, Yahoo! e muitos outros. Eles estão registrando e arquivando bilhões de mensagens todos os meses e a CIA poderá, a qualquer momento, usar essas informações para processar, perseguir ou chantagear todos: nós, nossos amigos e familiares! 

Edward ficou horrorizado com essa violação sem precendentes da privacidade de cada um. Por isso, ele fez cópias de vários documentos que provavam a existência do programa, enviou os documentos para o jornal britânico The Guardian publicá-los e fugiu para Hong Kong. Sua coragem não apenas trouxe o o PRISM a público, como também deu início a um efeito dominó em todo o mundo, colocando sob os holofotes programas de espionagem do Canadá, Reino Unido e Austrália em questão de dias! Agora ele está isolado em Hong Kong esperando por sua prisão. Um protesto global pode salvá-lo de ser extraditado para os EUA e encorajar outros países a lhe garantir asilo. 

Não podemos deixar que os EUA façam com Edward o mesmo que fizeram com o soldado Bradley Manning. É urgente ficarmos contra o PRISM e a favor de Edward Snowden: 

https://secure.avaaz.org/po/stop_prism_global/?biAzibb&v=25841 

Certas vezes, as ações dos nossos governos são inacreditáveis. No passado, quando pessoas corajosas como Edward arriscaram seus direitos para trazer escândalos à tona, a comunidade da Avaaz se uniu, exigiu um tratamento justo e alcançou vitórias. Quando meio milhão de nós nos unimos a outras organizações e ativistas para pedir ao governo dos EUA que parasse com o tratamento cruel dado ao soldado Bradley Manning, ele foi levado para uma prisão de segurança média e saiu da solitária. Se agirmos rapidamente, poderemos fazer algo ainda melhor por Edward Snowden e ajudá-lo a vencer essa luta corajosa, pelo bem de todos nós. 

Com esperança e determinação, 

Emma, Oli, Dalia, Laura, Ricken, Rewan and the whole Avaaz team 

PS - Muitas das campanhas da Avaaz são criadas por membros da nossa comunidade! Crie a sua agora e alcance a vitória sobre as mais diferentes questões em âmbito local, nacional ou global: http://www.avaaz.org/en/petition/start_a_petition/?bgMYedb&v=25795 

MAIS INFORMAÇÕES: 

O que é PRISM? (Gizmodo)
http://gizmodo.uol.com.br/o-que-e-prism/ 

Esquema de espionagem norte-americano pode ter afetado brasileiros (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/dw/1293728-esquema-de-espionagem-norte-americano-pode-ter-afetado-brasileiros.shtml 

Prism: porque nós deveríamos nos preocupar (Galileu)
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI339098-17770,00-PRISM+PORQUE+NOS+DEVERIAMOS+NOS+PREOCUPAR.html 

Fonte que revelou rede espiã dos EUA deixa hotel em Hong Kong e busca asilo (Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,fonte-que-revelou-rede-espia-dos-eua-deixa-hotel-em-hong-kong-e-busca-asilo-,1041059,0.htm 

União Europeia vai debater com EUA programa de vigilância PRISM (Lusa)
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=3265292 

Prism: 80 organizações pressionam Congresso norte-americano (IDG Now!)
http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/06/12/prism-80-organizacoes-pressionam-congresso-norte-americano/ 

Além de telefonemas, EUA monitoram e-mails e redes sociais no exterior (Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,alem-de-telefonemas-eua-monitoram-e-mails-e-redes-sociais-no-exterior,1039929,0.htm 

Homem que vazou informações secretas dos EUA conta detalhes do monitoramento (Jornal Nacional)
http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/homem-que-vazou-informacoes-secretas-dos-eua-conta-detalhes-do-monitoramento/2626911/

PENSAMENTO PERTINENTE

A COPA É DO MUNDO, A DÍVIDA É NOSSA.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

DEMOCRACIA

70 ANOS SEM TROTSKY

Liev Davidovich Bronstein nasceu no dia 26 de outubro de 1879 (mesmo dia em que, 38 anos depois, seria vitoriosa a insurreição de Outubro) no vilarejo ucraniano de Yanovka, Império Russo. Judeu, filho de camponeses médios, aderiu ao marxismo aos 19 anos, passando a reunir os operários da região em uma organização político-sindical ligada à social-democracia da época e denominada "União Operária do Sul da Rússia".

Trotsky (pseudônimo emprestado de seu carcereiro em 1902) passou por três longos exílios fora da Rússia (1902-1905, 1907-1917 e 1927-1940), mas também participou de três revoluções (1905, Fevereiro de 1917 e Outubro de 1917). Foi por duas vezes presidente do Soviete de Petrogrado (1905 e 1917). Trabalhou como correspondente em duas guerras: nos Balcãs em 1910 e durante a 1ª Guerra Mundial em 1914. Membro do Comitê Militar Revolucionário durante a insurreição de Outubro de 1917, dirigiu os operativos que levaram os bolcheviques ao poder. Depois da vitória da insurreição, assumiu o Comissariado do Povo para Assuntos Estrangeiros e esteve à frente das negociações sobre a paz com a Alemanha em Brest-Litovsky em 1918.

Formou e dirigiu o Exército Vermelho, cujo contingente chegou a cinco milhões de homens e mulheres em 1920. Venceu 14 exércitos estrangeiros durante a Guerra Civil. Depois de 1921, se dedicou às questões econômicas do jovem Estado Operário. Inspirou, junto com Lenin, a formação da III Internacional, redigindo seus principais documentos e declarações. Após a morte de Lenin, travou uma batalha sem trincheiras contra a burocratização do Estado Soviético e a degeneração do Partido Bolchevique pelo stalinismo. Expulso da URSS em 1927 por denunciar o curso anti-proletário da burocracia do Kremlin, Trotsky percorreu o mundo durante 10 anos em busca de asilo, até seu pedido ser aceito pelo governo mexicano em 1937. Morreu assassinado por um agente stalinista em agosto de 1940.

Trotsky era um homem de ação, mas não de ação sem verdade. Para ele a atividade prática revolucionária era inseparável do estudo e do trabalho intelectual. Aos 26 anos, em base à experiência da revolução de 1905, formulou a Teoria da Revolução Permanente, onde previa de maneira brilhante que, numa Rússia atrasada e semi-feudal, somente a classe operária seria capaz de cumprir as tarefas que historicamente teriam cabido à burguesia. Doze anos depois seus prognósticos se cumpririam de maneira categórica.

Mas seu trabalho teórico mais importante é, sem a menor sombra de dúvidas, "A Revolução Traída" de 1936. Nele Trotsky analisa o processo de burocratização da URSS e do Partido Bolchevique e sentencia: ou a classe operária soviética, sob a direção de um partido revolucionário, fará uma revolução política, que limpe dos sovietes e do Estado Operário a burocracia parasitária, ou o capitalismo será restaurado na Rússia. Cinquenta anos depois, a restauração do capitalismo em absolutamente todos os países de economia planificada confirmou de maneira dramática a previsão de Trotsky.

Trotsky possui uma vasta obra sobre uma infinidades de temas. Escreveu sobre literatura, psicologia, opressão da mulher, moral e muitos outros temas. Analisou e nos deixou valorosas lições sobre cada um dos processo revolucionários que presenciou: a revolução alemã de 1923, a revolução chinesa de 1927, a revolução espanhola de 1931-1937 e a II Guerra Mundial. Nos deixou ainda duas obras belíssimas de inestimável valor histórico e literário: "A História da Revolução Russa" e "Minha Vida", sua autobiografia.

Esse homem, cujo nome está gravado para sempre na história do século XX, via como seu maior feito não a vitória da Revolução de Outubro, nem a formação do Exército Vermelho ou a construção da III Internacional, mas sim o fato de ter dado a batalha pela continuidade da tradição marxista através da fundação da IV Internacional em 1938. Trotsky costumava dizer que se ele não estivesse presente em outubro de 1917 em Petrogrado, Lenin ainda assim teria garantido a vitória da insurreição. O mesmo teria acontecido com a Guerra Civil e a III Internacional. Mas a construção da IV Internacional era uma tarefa que somente ele poderia cumprir, uma vez que Lenin já havia morrido. Sem a construção de uma nova Internacional, a tradição marxista e proletária se perderia para sempre, fruto da degeneração da III Internacional.

As duras condições em que a IV Internacional se construiu tornavam sua fundação ainda mais necessária. O stalinismo havia triunfado na URSS e o nazismo chegado ao poder na Alemanha. Era preciso formar uma Internacional capaz de continuar, assim que as condições o permitissem, a luta de Marx, Engels, Lenin, Rosa e do próprio Trotsky.

Trotsky era de estatura média, tinha cabelos negros e encaracolados, grandes olhos azuis, voz metálica e fala rápida. Ao discursar, gesticulava rica e elegantemente. Trabalhou com Lenin na equipe de redação do Iskra em Londres em 1902. Depois da cisão entre bolcheviques e mencheviques em 1903 se afastou de Lenin por vários anos. Nunca foi, no entanto, menchevique. Tinha poucos amigos íntimos dentro do Partido, mas com aqueles que eram seus amigos, conservava estreitos laços.

Da maioria dos dirigentes, no entanto, guardava certa distância. Mesmo sua relação com Lenin nunca foi de proximidade pessoal. Teve quatro filhos de dois casamentos. Todos morreram antes dele, dois dos quais pelas mãos diretas do stalinismo. Conheceu a mais absoluta glória e o mais terrível fracasso. Nunca encarou, no entanto, nem um nem outro, desde um ponto de vista pessoal. Para Trotsky, sua sorte era a sorte do proletariado em luta, suas glórias e fracassos eram as glórias e fracassos da classe operária mundial e portanto, de caráter essencialmente político.

Depois de ser atingido na cabeça com um golpe de picareta por Ramon Mercader, agente da GPU, a polícia política stalinista, Trotsky ainda lutou contra a morte por 22 horas e veio a óbito às 19:25 do dia 21 de agosto de 1940. A necrópsia realizada revelou um cérebro e um coração "de dimensões incomuns", segundo o relato do legista. No dia 27 de agosto o corpo de Trotsky foi cremado e as cinzas depositadas em um túmulo especialmente construído no fundo do quintal de sua casa em Coyoacán. "Que o fogo queime tudo o que se decompõe", determinou Trotsky antes de morrer. Sobre o túmulo, foi colocada uma grande pedra branca com a foice e o martelo talhados em baixo-relevo.

No hospital, antes de perder definitivamente a consciência, Trotsky pediu a seu secretário que registrasse sua última mensagem: "Estou próximo da morte pelo golpe de um assassino político. Ele me atingiu em minha sala, lutei com ele... nós entramos... ele me atingiu... por favor, diga a nossos amigos... estou confiante... na vitória... da IV Internacional... adiante!".

Aos 70 anos de seu assassinato, as idéias de Trotsky permanecem vivas na luta e na organização da classe operária mundial. Trotsky morreu. Viva Trotsky!

terça-feira, 11 de junho de 2013

COMO 30 ALUNOS DA 5ª SÉRIE MUDARAM O MUNDO...

Caros amigos,



Um grupo de 30 crianças de 11 anos em Hamburgo, Alemanha, salvou um de seus colegas de classe. Tudo o que eles precisaram foi de uma petição e um número suficiente de assinaturas. Tudo começou com uma simples ação que levou dois minutos.Clique e comece a próxima campanha para mudar a vida de alguém, ou mudar o mundo:

Start a campaign
Estudantes da quinta série de uma escola na cidade de Hamburgo, Alemanha, impediram que seu colega de classe, Gleb, fosse deportado. Tudo o que eles precisaram foi de uma petição e um número suficiente de assinaturas.

Gleb viajou para Alemanha para fazer um tratamento contra leucemia. Ele passou por uma operação que salvou sua vida e passou a assistir aulas na escola, rapidamente se transformando no melhor da classe. Mas o governo alemão tentou deportá-lo de volta para a Rússia. Os colegas de classe do Gleb criaram uma petição endereçada aos funcionários do governo local e pediram a eles que impedissem a deportação.

Quando a petição ficou famosa, um funcionário local do governo alemão começou a olhar para a campanha feita pelas crianças. E, em questão de semanas, Gleb foi salvo e conseguiu continuar o tratamento de que tanto precisava. Seus amigos salvaram o seu futuro, e tudo começou com uma simples ação. Com apenas um clique, é possível começar campanhas sobre as questões mais importantes para nossa comunidade ou compartilhar com nossos amigos. Nunca se sabe quem poderá começar a próxima campanha para mudar a vida de alguém, ou mudar o mundo!

http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?cl=2935455958&v=25735

Os colegas de classe do Gleb começaram uma campanha incrível em questão de minutos e alcançaram uma grande vitória. Vamos imaginar o seguinte: e se todos nós dedicássemos uma pequena parte do nosso tempo livre para começar uma campanha? Não há limite para as coisas que poderemos alcançar!

Começar uma campanha é muito rápido, mas o impacto da vitória pode durar anos. E mais: se uma petição espontaneamente tiver apoio da comunidade e das pessoas em geral, a equipe da Avaaz poderá escolhê-la, dar conselhos de estratégia, ajudar os criadores a falarem com a mídia, e até mesmo enviá-la para mais membros da comunidade. Temos várias dicas e conselhos para ajudar os criadores das petições nesta jornada. É preciso apenas dar o primeiro passo, contagiar os outros com nosso entusiasmo e logo estaremos próximos à linha de chegada: alcançando vitórias sobre questões locais, nacionais e globais.

Vamos compartilhar este email com todas as pessoas que conhecemos e que têm ideias sensacionais para fazer do mundo um lugar melhor – ou podemos começar a mudança juntos agora mesmo neste link:

http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?cl=2935455958&v=25735

Muitas das campanhas da Avaaz foram criadas por membros da comunidade. Campanhas que vão desde salvar centenas de trabalhadores indianos que estavam no Bahrein até permitir que parceiros e cônjuges visitem as pessoas que amam nas prisões do Novo México, nos EUA. Todas estas campanhas foram criadas em apenas algumas minutos. Vamos juntos nos tornar transformadores do mundo e multiplicar o nosso impacto milhares de vezes.

Com esperança e entusiasmo por tudo aquilo que conseguimos fazer juntos.

Emma, Oli, Dalia, Patri, Laura, Ricken, Luis, Chris e toda a equipe da Avaaz 

CAROS AMIGOS



LOJA CAROS AMIGOS

O próximo livro que você vai ler talvez esteja aqui. Confira.

A Privataria Tucana
Direita e Esquerda - Razões e significados de uma distinção política
A Dialética do trabalho I - Escritos de Marx e Engels
10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil
A Ditadura Militar no Brasil - Coleção encadernada
Mídia, poder e contrapoder
O Capital
Para entender "O capital" de Marx
A imagem da mulher na mídia
À sombra desta mangueira
Como os ricos destroem o planeta 
Para Salvar o Planeta Liberte-se do Capitalismo

Talvez o próximo DVD que você vai assistir também esteja aqui.


Arquitetura da Desruição 
Capitalismo: Uma História de Amor 
CHEvolution 
Jango
Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, O Capital 
Tropicália 
Utopia e Barbárie 

Receba 12 ediçoes em sua casa com preço reduzido.
Assine Caros Amigos

sábado, 8 de junho de 2013

O GOZO DA COPA

A maioria dos torcedores não pensa sobre o futebol. Estão aí José Maria Marin, presidente da CBF, Carlos Alberto Parreira e Felipão, nossos homens para a Copa de 2014. Salvo alguns cronistas, ninguém reclamou. Por quê?
Primeiro, porque o futebol é uma forma de gozo: ganhar e perder são contingências que nos fazem gozar. Me explico. Um torcedor que vai ao estádio torcer pelo seu time sabe que ele pode ganhar ou perder. Se tivesse a certeza de ganhar, acabaria perdendo a graça; se tivesse a certeza de perder, idem. Essa possibilidade de ganhar ou perder, esse jogo entre satisfação e frustração, tem vários nomes. Na psicanálise, que tem ajudado a história em muitos pontos,  o nome desse jogo é Desejo (com maiúscula para distinguir das conhecidas formas de desejo). Desejar é jogar um jogo que nunca satisfaz, você vai querer sempre jogar, isto é, ganhar e perder. Esse é o jogo que faz gozar o torcedor.
Usando a teoria do jogo, Umberto Eco analisa o nosso gozo com a música. Ele seria feito pela certeza de que vamos ouvir o acorde (ou letra) não vir. Ganhamos o acorde (ou letra) mas podemos perdê-lo: esse é o gozo da música. Tanto que a música acidental, ou uma canção ouvida pela primeira vez, sem que você saiba oque vai se seguir, não produz prazer ou gozo algum. Daí, também, que a chamada música popular tenha acordes (e letras) repetitivas. A repetição, com a possibilidade de que não se repita, é a natureza do prazer com a música.
Quero dizer com essa especulação (ou conversa fiada) que  é melhor deixar o torcedor com a sua chupeta.
Mas nós que  pensamos o futebol, além de amá-lo, desejamos diversas vezes que a seleção do Brasil perdesse. Torcemos contra as seleções de Castelo Branco, de Médici e de Figueiredo: era um meio gozo, já que não desejávamos que elas ganhassem. O gozo pleno era estragado pela razão política. O do torcedor, não: ele experimentava um orgasmo por jogo. Orgasmo é isto: sou e não sou, ganho e perco, possuo e não possuo, sou eu e meu ídolo, vivo e morro, ao mesmo tempo. Na língua francesa, orgasmo é chamado de pequena morte.
Nós que pensamos o futebol, além de amá-lo, não temos como torcer pela seleção de Marin, financiador da tortura, Parreira, tecnocrata arrivista, Felipão, admirador de Pinochet. Só falta Zagalo, preferido da ditadura.
A gestão do futebol virou isto: dinheiro e corrupção a rodo, estímulo inconfessado à violência, elefantes brancos no lugar dos bons e  cômodos estádios (o Maracanã, o do Vasco, o Morumbi, o do Palmeiras, e assim por diante). Sempre houve isso, é verdade. Só que hoje, com o advento da indústria cultural e a mais-valia espetaculoísta é aí, principalmente, que o capital se reproduz e se acumula. Quando uma coisa, qualquer coisa, vira espetáculo começa a existir e gera lucro. Todas as anteriores formas de lucrar viram brincadeira de criança.
(Joel Rufino é historiador e escritor)

CAÇADOR DE MIGALHAS

Uma das poucas coisas justas que se têm notícias, neste país, é a mediocridade. Ela não distingue sexo, cor, raça, credo, classe social, se é analfabeto, acadêmico, ou quem quer que seja. A pessoa é medíocre, e pronto.
O medíocre é aquele que não faz nada para mudar a própria vida, mas se incomoda com a mudança que você faz na tua vida.
Ele é capaz de passar décadas se preocupando porque as outras pessoas são felizes, já que este mundo não dá oportunidade pra ninguém.
Ele  é oco, insípido e inodoro. Porque na sua pequenez não conhece o sabor de derrota, nem da vitória. Os braços cruzados são a sua posição predileta.
A mediocridade é amiga íntima da inveja, que é outro sentimento profundo. Tão profundo que é preciso estar no fundo do poço da incapacidade humana para senti-la. Ambas corroem mais que a ferrugem e se espalham mais que a miséria.
Mas não se enganem, ser medíocre não é nada fácil. Além de nascer para a coisa é preciso muita dedicação, já que os outros estão sempre em movimento.
Se quiser ser um medíocre de primeira, saiba que é preciso cultuar a realidade perversa e punir os sonhos, para que eles não brotem a cada por do sol. Desprezar as noites com lua também ajuda muito.
Evite ler um bom livro. Mário Quintana? Nem pensar! A Poesia vê a luz no fim do túnel.
Não vá ao cinema, em hipótese alguma. Prefira novelas ou jornais sensacionalistas.
Corte o futebol, sinuca, vôlei, truco, etc. estes esportes atraem muitos amigos e amigos dão azar.
Outra coisa, um bom medíocre sabe tudo sobre nada, discorde sempre do óbvio.
Culpe a tudo e a todos pela sua insignificância, banque, banque sempre a vítima. Ser coitado é quase uma profissão, invista nela.
Despreze o bom humor, sorrir atrai luminosidade e está intimamente ligado ao prazer, e onde já se viu um medíocre ter prazer por alguma coisa, não é verdade?
E não tenha vergonha: passe mal quando alguém se sentir bem. Sentir-se bem...Sei.
Cuidado,alegria é contagiante, tenha sempre uma crítica construtiva para destruir este estado de espírito.  Dos outros, é claro!
Viu? Ser medíocre não é fácil.
Então coloca um sorriso neste rosto, e põe fogo no seu dia.

(Sérgio Vaz é poeta e fundador do Cooperifa)

quinta-feira, 6 de junho de 2013

CORRUPÇÃO!!!



REVISTA CAROS AMIGOS

Especial de Caros Amigos investiga a corrupção
A cobertura enviesada da grande mídia que destaca corruptos e esquece dos corruptores, a complexa engenharia da corrupção ativa usada pelos grandes grupos empresariais e o combate à corrupção visto pela esquerda são destaques desse especial que está nas bancas e que também pode ser adquirido em nossa loja virtual.

Especiais temáticos de 2013 com desconto exclusivo
Receba em casa, com preço reduzido, os 6 especiais que publicaremos em 2013. Além dos especiais Dilemas da Juventude e As Raízes da Corrupção, já publicados, receba mais 4 especiais que lançaremos no segundo semestre. 

Assine Caros Amigos
Agora você pode fazer uma assinatura que inclui, além de 12 edições da Caros Amigos, as 6 edições temáticas. Um pacote exclusivo com 30% de desconto sobre o preço do exemplar vendido nas bancas. 

O próximo livro que você vai ler talvez esteja aqui. Confira!


terça-feira, 4 de junho de 2013

24 horas para acabar com o império das drogas

Caros amigos, 



Por décadas, os líderes da América Latina seguiram ordens dos Estados Unidos para dar continuidade a uma guerra fracassada contra as drogas, que viu gangues criminosas destruírem países e comunidades. Mas agora, estes mesmos líderes estão se opondo aos EUA para exigir o direito de implementar políticas que de fato funcionem. Eles se reunirão em menos de 24 horas e precisam de nosso apoio urgente para permanecerem fortes. Assine a petição urgente agora, momentos antes do importante encontro que acontecerá essa semana:

Assine a petição
Nosso continente está sangrando nas mãos do crime organizado e de traficantes, destruindo milhares de vidas todos os anos. Tudo isso porque os EUA forçaram os governos da América Latina a seguir políticas de combate às drogas que se mostraram um fracasso, favorecendo as facções criminosas por trás do comércio de drogas. 

Agora, pela primeira vez na história, os líderes de governo da América Latina estão se separando do extremismo dos EUA e exigindo políticas que dêem resultados. Em menos de 24 horas, a Guatemala será o país anfitrião de chefes de Estado de toda a região, e exigirá uma nova proposta que dê a cada um de nossos países a liberdade de ficar ou não do lado dos EUA e adotar políticas de combate às drogas como as dos países europeus, bastante bem sucedidas. 

É urgente! Membros do alto escalão do comitê de negociação nos disseram que para que todos os líderes cheguem a um acordo e tenham o poder necessário para se opor aos EUA, eles precisam de uma onda de apoio da opinião pública nas próximas horas para mudar a situação atual de completo fracasso. Assine esta petição urgente e compartilhe com todos -- se alcançarmos 100.000 assinaturas, nós entregaremos pessoalmente a petição para a comitiva da Guatemala que está liderando as negociações. Junte-se: 

http://www.avaaz.org/po/pela_primeira_vez_na_historia/?biAzibb&v=25459 

Por décadas temos visto governos ignorarem todos os conselhos de especialistas e as evidências científicas que provam o fracasso da guerra contra as drogas. Eles temiam que seus eleitores os tirassem dos seus cargos se eles apoiassem abordagens alternativas; temiam serem tachados como brandos com o crime. Agora, pela primeira vez, temos a oportunidade de ver a ciência e a política caminhando juntas e podemos ajudar a encerrar essa era de sofrimento. A Organização dos Estados Americanos (OEA) foi a primeira organização internacional a produzir um relatório técnico mostrando as alternativas reais, como por exemplo novas abordagens pacíficas para cada país, ao invés de usar uma lei internacional para reprimir a inovação. E, pela primeira vez, um grupo de chefes de Estado quer tomar ações com base em conselhos de especialistas

O momento certo para a mudança está ao alcance de nossas mãos, e chegou a hora de agir: Guatemala, Colômbia e outros países da região querem uma reforma. Uruguai está desenvolvimento um plano inteligente para regulamentar a cannabis e dois estados dos EUA já votaram e aprovaram a sua legalização e regulamentação. E, enquanto alguns países que experimentaram políticas com base na regulamentação viram uma redução significativa nos crimes relacionados ao uso de drogas, no vício e nas mortes, perde espaço o lobby daqueles que defendem fortemente o status quo, a influência dos militares e a criação de leis e prisões que têm visto os seus orçamentos ficarem em risco. 

Das ruas de Chicago às ruas de Bogotá, famílias em toda a nossa região estão marcadas pelas feridas do fracasso, mas esta é nossa chance de sucesso! O presidente da Guatemala quer reunir todos os Estados americanos e fechar esta semana um acordo para experimentarmos uma nova abordagem. E membros dos comitês de negociação nos informaram que se a opinião pública manifestar-se com força e mandar uma mensagem positiva para os líderes, poderemos forçar os países em inércia a se moverem. 

Vamos nos certificar de que nosso continente, que tem sofrido profundamente, seja o líder mundial na revisão e reforma das leis internacionais fracassadas de combate às drogas.Temos poucas horas antes do encontro de líderes começar -- assine agora e compartilhe com todos. Vamos ajudar os nossos governos a darem um passo crucial para salvar vidas e recuperar a esperança: 

http://www.avaaz.org/po/pela_primeira_vez_na_historia/?biAzibb&v=25459 

Quando políticos enfrentam práticas ortodoxas fracassadas diante de um risco político, como fazem os líderes da Guatemala neste momento, e não contam com o apoio popular, eles fracassam. Mas quando movimentos de massa se unem a eles, a história é feita. Vamos fazer desta semana um acontecimento histórico na Guatemala. 

Com esperança e determinação, 

Pedro, Maria Paz, Alice, Ricken, Laura, Bissan e toda a equipe da Avaaz 

PS - Muitas das campanhas da Avaaz foram começadas por membros de nossa comunidade! Comece a sua própria campanha agora e obtenha a vitória sobre qualquer questão, seja ela local, nacional ou global: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?bgMYedb&v=23917 

MAIS INFORMAÇÕES: 

OEA pede a despenalização do consumo de drogas (O Globo)
http://oglobo.globo.com/mundo/oea-pede-despenalizacao-do-consumo-de-drogas-8424332 

Assembléia da OEA deve iniciar discussão sobre drogas, diz Insulza (InfoLatam)
http://www.infolatam.com.br/2013/05/31/assembleia-da-oea-deve-iniciar-discussao-sobre-drogas-diz-insulza/ 

OEA entrega à Colômbia relatório que discute despenalização do consumo de drogas (Agência Brasil)
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-05-18/oea-entrega-colombia-relatorio-que-discute-despenalizacao-do-consumo-de-drogas 

Dependente do atraso (Carta Capital)
http://www.cartacapital.com.br/revista/751/dependente-do-atraso-2176.html