quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Quem quer pular alto precisa de uma longa corrida de impulso.
(RSS)
CAROS AMIGOS
HEAD

SUPERAR AS CRISES E ENFRENTAR OS DESAFIOS

Massacrada pela ditadura e debilitada pela política neoliberal implantada a seguir, a Universidade brasileira tenta, a duras penas, encontrar caminhos capazes de levá-la ao encontro das necessidades de uma nação do porte do Brasil. 

O crescimento do número de instituições e de alunos têm sido exponencial nos últimos anos. Mecanismos como o ProUni e o Fies, a política de cotas, além do aumento das vagas nas universidades públicas federais contribuíram decisivamente para incluir no ensino superior integrantes de camadas sociais historicamente alijadas dessa possibilidade. 

No entanto, diante da dimensão das necessidades do País ainda há muito o que fazer. Não apenas na questão das vagas, mas também em termos da qualidade do ensino, do direcionamento das pesquisas, dos rumos dos programas de extensão. Além das questões dramáticas referentes ao financiamento e ao gerenciamento das Universidades. 

A crise mais recente da USP é o retrato acabado da combinação perversa entre a precariedade do financiamento com os desmandos administrativos. As distorções estão presentes também em nível nacional na medida em que mais de dois terços do ensino superior oferecido no Brasil é de responsabilidade de empresas privadas voltadas para a obtenção do lucro e sem maiores compromissos com as necessidades do País. 

Este especial de Caros Amigos destaca a importância da expansão do ensino superior mas aponta igualmente para as distorções geradas nesse processo. Mostra também alguns aspectos do cenário que pode ser previsto para um futuro próximo marcado por sérios desafios.

RESERVE JÁ O SEU EXEMPLAR

Se preferir, faça seu pedido por telefone
LIGUE GRÁTIS
0800 777 6601

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Subversiva...

A poesia
Quando chega
Não respeita nada.

Nem pai nem mãe.
Quando ela chega
De qualquer de seus abismos

Desconhece o Estado e a Sociedade Civil
Infringe o Código de Águas
Relincha

E só depois
Reconsidera: beija
Nos olhos os que ganham mal
Embala no colo
Os que têm sede de felicidade
E de justiça.

E promete incendiar o país.

(Ferreira Gular)
Rádio Bom Gosto - RBGW
A Rádio do seu coração.
24 horas no ar.
head
Destaques da semana no site Caros Amigos

Beto Albuquerque, o vice de Marina, é ligado ao agronegócio
MEDIAÇÃO O deputado deferal do Rio Grande do Sul terá a responsabilidade de articular os interesses de Marina Silva, que tem histórico ambientalista, com os da bancada ruralista 

Israel 'caça' lideranças palestinas e mata filho de 7 meses e esposa de líder do Hamas
PERSEGUIÇÃO A LIDERANÇAS Israel 'caça' lideranças palestinas depois de matar o filho de 7 meses e a esposa de 27 anos do líder do Hamas, Mohammed Dief, em ataque na terça (19). Deputada Khaleda Jarrar é perseguida e recebe apoio em ato em frente sua casa, na foto. Texto de Lara Sartorio.

Documentário "A Pedra do Mal" segue rotina de usuários do crack
CRACK Diretora do filme dormiu nas bocas e nas ruas da capital do País em busca de um retrato fiel dos usuários.

Tudo Tanto: "Deve ser porque procuro mais do que você"
TUDO TANTO Leia na íntegra a coluna de música Tudo Tanto, de Alexandre Matias, que estreia na edição 209 de Caros Amigos abordando o cenário independente da produção musical. Por Alexandre Matias

Defensores de direitos humanos acusam Estado brasileiro de violar direitos de ativistas
LEGALIDADES Segundo advogados, uma série de abusos foram cometidos na investigação a 23 ativistas presos no Rio de Janeiro na véspera da final da Copa do Mundo. Organizações encaminham relatório à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) 
O mundo dos vivos é dividido entre "espertos e burros", a única vantagem dos burros é a de que eles são humanos.
Habilidade e confiança formam um exército impossível de ser derrotado. A hora da conquista é determinada pela habilidade.
(RSS)

Filhos...

Alguns pais acreditam  que seus filhos estão abandonados quando estão nas ruas, nas esquinas.
O Psicólogo afirma: o abandono dos filhos, dentro da própria casa, é semelhante ou pior, porque não adianta só a presença dos pais se não se importam com os filhos, não dão a atenção devida e o carinho necessário.
Então, temos filhos abandonados dentro de casa e na rua.
Os filhos abandonados vão à rua a procura do que não tem dentro de casa, só que na rua eles vivenciam de tudo.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

head
O próximo filme que você vai assistir talvez esteja aqui, entre nossos lançamentos. Confira!

Adeus, Camaradas!
Documentário inédito do canal francês ARTE sobre o apogeu e a queda da União Soviética e do bloco comunista, entre os anos de 1975 e 1991. É um programa imperdível para professores, pesquisadores, alunos e todos os interessados em conhecer mais sobre esse período fundamental da história da Humanidade.Assista trailer.

Mandela - O Caminho Para A Liberdade
Filme baseado na autobiografia do ex-presidente Sul-Africano Nelson Mandela, que narra sua infância, sua escolaridade e 27 anos de prisão antes de se tornar presidente e trabalhar para reconstruir a sociedade de uma país completamente segregado. Assista trailer.

A menina que roubava livros
Baseado no bestseller, “A Menina Que Roubava Livros”, conta a história de uma corajosa garota que transforma a vida de todos ao seu redor quando é levada para viver com sua nova família na Segunda Guerra Mundial na Alemanha. O poder das palavras e da imaginação se transformam em uma fuga dos tumultuosos eventos que acontecem ao seu redor. Assista trailer.

Powaqqats - A vida em transformação
Corajoso, perturbador e épico, este filme coloca em discussão tudo o que pensamos saber sobre a sociedade contemporânea. Através da justaposição das imagens de culturas antigas com as da vida moderna, Powaqqatsi expõe o custo do progresso humano.Assista trailer.

Adeus, Meninos - Edição Definitiva
Baseado nas lembranças de Louis Malle, Adeus, Meninos é um dos melhores filmes já realizados sobre a infância. Uma obra humanista dirigida com delicadeza e emoção por Malle.  Esta Edição Definitiva traz a versão restaurada do filme e quase uma hora de extras inéditos. Assista trailer.

Baraka - Um Mundo Além das Palavras
Baraka é uma antiga palavra que pode ser traduzida como o sopro ou a essência da vida, de onde se desencadeia o processo de evolução da vida. Com imagens captadas em 24 países, nos seis continentes do globo, Baraka busca traduzir visualmente a ligação do ser humano com a Terra. Baraka é um espetáculo visual deslumbrante que deve ser visto, sentido e vivido para ser compreendido.Assista trailer.

Intérpretes do Brasil
Neste DVD duplo, Intérpretes do Brasil, de Isa Grinspum Ferraz, uma série de quinze entrevistas com grandes intelectuais brasileiros sobre a cultura, a religião e os diferentes grupos sociais de nosso país. Dos mesmos criadores do premiado O Povo Brasileiro.

Violeta foi para o céu
Baseado no romance homônimo de Ángel Parra – filho de Violeta – “Violeta Foi Para o Céu” é o retrato da famosa pintora, escultora, poeta e cantora chilena Violeta Parra, considerada a fundadora da música popular chilena e mais importante folclorista do Chile, apresentando seus trabalhos, memórias, sentimentos, fragmentos de sua vida e amores. Assista trailer

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

head correio caros amigos
Destaques da semana no site Caros Amigos

Robin Williams, um herói cômico
ROBIN WILLIAMS (Ernest) Bloch pensa o herói sério como chato, perfeito e completamente vazio. Mas, para o filósofo místico, o cômico é quem traz o reflexivo. Ele percebe por completo a tragédia da vida. E ela o consome. Por Fábio Py Murta de Almeida. 

Marina Silva será mesmo a herdeira de Campos?
ANÁLISE Após a morte do candidato à presidência Eduardo Campos (PSB), cresce a pressão para que a vice Marina Silva o substitua. No entanto, a indicação da ex-senadora envolve conciliação de interesses e pode não ser tão simples 

Está nas bancas a nova edição da Caros Amigos. Confira!
A reportagem de capa da edição foca o sistema político e os meandros das alianças, de onde surge um emaranhado de relações – estranhas – em que um partido coligado para as eleição presidencial é adversário nos estados. Analistas avaliam o “vale (quase) tudo”, apontam os rumos que foram traçados até aqui e se voltam para uma reforma política.

Polícia dos EUA identifica oficial branco responsável por morte de jovem negro
MICHAEL BROWN Após assassinato de jovem negro por policial, população de Fegurson, Missouri, faz protestos diários contra violência.

Grupo jihadista IS massacra curdos e iazidis
ESTADO ISLÂMICO Poucos atores colaboraram tanto para a expansão do fundamentalismo árabe quanto os Estados Unidos. Por Gustavo Gindre 

head
O próximo livro que você vai ler talvez esteja aqui. Confira!

Quem pagou a conta?
Um livro fascinante e fundamental, que teve uma ampla cobertura pela mídia quando foi lançado no exterior. Nele, Frances Stonor Saunders narra em detalhes como e por que a CIA, durante a Guerra Fria, financiou artistas, publicações e intelectuais de centro e esquerda, num esforço para mantê-los distantes da ideologia comunista.

Violência - Seis reflexões laterais
Em seis breves e provocativos artigos, Slavoj Zizek lança novas bases para a reflexão acerca do fenômeno moderno da violência e se afirma como um dos mais eruditos, incendiários (e baderneiros) pensadores radicais de nosso tempo. A premissa ousada do esloveno é de que a violência que enxergamos – a que surge imediatamente como agente identificável – é ela própria produto de uma violência oculta, profundamente arraigada nas bases de nosso sistema político e econômico.

Mulher, Estado e revolução
A política da família Soviética e da vida social entre 1917 e 1936. A obra examina as mudanças sociais pela qual passou a sociedade soviética nas duas primeiras décadas pós-revolução, com foco nas mulheres, e na relação que estabeleceram com o Estado revolucionário. Retrata a difícil relação entre a vida material e os belos ideais.

Meus 13 dias com Che Guevara
Este livro é um testemunho pessoal e raro acerca de Ernesto Che Guevara, um dos ícones do século XX, com o qual Flávio Tavares conviveu durante treze dias, na Conferência Interamericana de 1961, em Punta del Este. Aqui estão os relatos dessa convivência e o registro desse período, a partir de fotos inéditas em que o jornalista se une ao fotógrafo improvisado em busca do documento humano.

Sistemas de Poder - Noam Chomsky
Conversas sobre as Revoltas Democráticas Globais e os Novos Desafios ao Império Americano. Nesta série de entrevistas feitas entre 2010 e 2012 com o jornalista David Barsamian, Chomsky explora as mais preocupantes e urgentes questões de nosso tempo de maneira intensa e acessível, com princípios rigorosos e intuições esclarecedoras.

Marx, manual de instruções
Nesse pequeno curto livro, Marx, manual de instruções o filósofo e ativista político francês Daniel Bensaïd (1946-2010) oferece uma divertida introdução à vida e obra do pensador alemão. Um claro e elucidativo panorama que combina filosofia e dezenas de quadrinhos do provocativo cartunista francês Stéphane "Charb" Charbonnier, feitos especialmente para a obra.

Notas Sobre Gaza
Nesse livro, o cartunista Joe Sacco mergulha nos escombros de um conflito que parece não ter fim para reconstituir alguns dos eventos mais importantes para a escalada de violência em que se transformou a relação entre israelenses e palestinos.

A Natureza Autoritária do Estado no Brasil Contemporâneo
Apesar de findo o regime militar, persiste no Brasil o modelo de desenvolvimento autoritário e excludente, segundo o professor Carlos Bauer argumenta em seu livro. Diz o professor: “Trata-se de uma forma de dominação típica de uma sociedade capitalista monopolista dependente e de Estado, que não chegou ao capitalismo industrial por uma via democrático-popular, mas pela via dos acordos interburgueses e que foram firmados – historicamente falando – tardiamente”.

Viagem à Palestina. Prisão a céu aberto
A jornalista brasileira Adriana Mabilia relata o que viu no país ocupado por Israel: “Apesar das restrições da falta de emprego, das condições precárias do sistema de saúde, das privações impostas por Israel, mais de 4 milhões de palestinos resistem e permanecem nos territórios ocupados. Alguns por falta de opção, mas a maioria por acreditar na justiça da causa palestina. A força e o amor à terra são passados de geração a geração.”

A Incrível e Fascinante História do Capitão Mouro
A obra narra a saga do muçulmano Saifudin, construtor das fortificações do Quilombo dos Palmares, e de seu amigo, o judeu Ben Suleiman; do senhor de engenho Epaminondas Conde e de seu amor pelo escravo Gaspar; de Zumbi e de uma de suas mulheres, a branca Maria Paim, tendo por cenário a Capitania de Pernambuco, a Inquisição, a revolta dos escravos e a epidemia do mal-de-bicho.

REFUSENIK! Os rebeldes do exército israelense
Em Israel, soldados convocados para participarem de campanhas ou tarefas controvertidas nos territórios palestinos têm recusado essas ordens. Neste livro inspirador, Peretz Kidron, ele próprio um refusenik que fez essa difícil escolha, nos fornece as histórias, experiências, pontos de vista, mesmo a poesia, desses recrutas que acreditam em seu país, mas não nas ações de seu país fora de suas fronteiras.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

correio

SP: Fornecimento de água beira o colapso.

agua
CALAMIDADE Gestores de água do interior solicitam que municípios da região declarem estado de calamidade para poder obter recursos para enfrentar a crise hídrica; documentos apontam para necessidade urgente de ampliação do sistema de captação e fornecimento. (Foto: Fotos Públicas). continue lendo
aecioGESTÃO EM CHOQUE "As relações a prevalecer segundo este choque de gestão, no âmbito do funcionalismo público, devem ser equivalentes àquelas estabelecidas para o trabalhador do setor empresarial, o que é um equivoco, pois o funcionalismo público não pode e nem deve ser tratado como um trabalhador do setor privado". Por Ari Zenha. (Foto: Viomundo) continue lendo
prestesINDESTRUTÍVEL "A Coluna Prestes mostrou que os setores simples, pobres, do povo brasileiro lutam com muita garra quando acreditam na causa pela que estão lutando e encontram lideranças nas quais eles acreditam e confiam". (Foto: A Verdade). continue lendo
 
camisetaAssine Caros Amigos por 1 ano e receba camiseta exclusiva. E mais: você tem 25% de desconto sobre o preço dos exemplares vendidos em bancas e frete grátis! Parcele em até 6 vezes sem juros de R$ 16,30. Oferta por tempo limitado.continue lendo
revoltasColeção em 12 fascículos quinzenais que mostra de forma didática e acessível, uma outra leitura sobre os grandes levantes ocorridos na história brasileira. Receba todos os fascículos em sua casa com desconto exclusivo de 25%.. continue lendo

Pensamento do dia...

O potencial máximo de energia é alcançado quando o máximo de amor é ativado. O amor não conhece desunião; não conhece inimigos.
(Rovani Selba da Silva)

Eu quero é morrer sozinho, bebendo vinho e olhando a bunda de alguém...

"Oh, mana
 Eu quero é morrer   
 Bem velhinho, assim, sozinho, ali, bebendo vinho
olhando a bunda de alguém"
Baladas, Nei Lisboa.

Eu podia falar do Templo de Salomão, de Gaza, da volta do Felipão para o Grêmio. Podia estar desfilando de chapéu Panamá pela Flip, roubando, matando ou escrevendo livros de auto-ajuda. Mas não, estou aqui vendendo minhas mentiras honestamente, recheadas de veneno e adeus. 

Só que, diferentemente do Nei Lisboa, não vai dar pra ficar bem velhinho, mas tudo bem. O resto, o vinho e a solidão, espero encontrar em Buenos Aires.  Creio que a cidade, depois do calote, deve estar mais triste e elegante. Um ótimo lugar para se cair depois de comer um bife de chorizo, vigiado pelos abutres e olhando a bunda de alguém. 

Tava aqui pensando comigo mesmo:  pra que esperar pela carência dos planos de saúde se não tenho dívidas com minhas culpas?  Em tese isso quer dizer que posso morrer em paz. E quer dizer outras coisas também.

Leia mais:
Uma tarde em Itapuã - um olhar desmaiado e preguiçoso na direção do poente
"A face sombria da beleza", uma luta corporal entre Marlon Brando e seu biógrafo


O ódio, por exemplo. O ódio que, ao longo dos últimos vinte anos, foi o combustível da melhor parte da minha literatura, o ódio está virando uma espécie de desdém, do tipo "azar de quem vai ficar por aqui", como se eu já tivesse destilado todo o veneno e agora me restasse apenas o vapor desse ódio, algo tão inútil como o amor que desperdicei com as pessoas erradas.  

A questão aqui não é tanto o egoísmo ( só um pouco). Pensando bem, o egoísmo também virou outra coisa. Está mais prum anjo de Brecheret refletido num rayban de viúva do que para egoísmo propriamente dito, portanto mais para beleza passageira do que para qualquer outro sentimento mais nocivo. Porque uma coisa eu aprendi nessa vida: extrair ouro do lixo, e antecipar noite nos pôres de sóis.  

Meu maior ressentimento, que era não ter meu trabalho reconhecido, transformou-se num senhor elegante no funeral do melhor amigo, eu me reconheço e já é o suficiente. Sobre traição, bem, definitivamente, isso não deveria ser um problema. Não para quem foi traído.  A essa altura do campeonato, com as coronárias entupidas e sem dinheiro para pagar o plano de saúde, ter a responsabilidade pela culpa dos outros já é demais.

Ninguém tem obrigação de perdoar ninguém. Perdão é artigo para consumo próprio,eu me servi dessa iguaria; e o mesmo valerá para as mulheres que você abandonou e para as mulheres que o abandonaram, para os traíras, os crápulas, os vacilões e os filhos das putas em geral. Experimentem.

Da auto-absolvição para o esquecimento é um pulo. Eu vi o feijão rolando na boca aberta do inimigo, ruminei os demônios dele e envelheci atravessando ruas com os punhos cerrados - olhei para trás e não achei ninguém.  O esquecimento é o avanço tecnológico do perdão. A maior vingança. O esquecimento é a cura. Tenho esse dom, carrego a mágoa mas esqueço. 
 
Não me lembro o que, por que, nem quem me machucou, e sigo adiante - humilhado porém mais forte. Depois de morto creio que não vai ser diferente.  Daqui pretendo apenas levar algumas boas recordações: vai ser legal, por exemplo, lembrar dos passeios de mobilete com o Peixe, meu irmão mais novo.  Vinho, bundas,solidão.

Aí virá o purgatório que os espíritas chamam de lar deles. O pior é que eu vou acabar   gostando do ambiente peruquento imaginado pelo Chico Xavier, vai ser bom,espero que sim. Na verdade, vai ser ótimo passar uns meses numa repartição pública brega e limpinha, no céu classe média de Águas de Lindoya, estirado sobre o gramado da eternidade vou lembrar do garoto dentuço de pernas compridas e meio desajeitado, tímido, muito magro e quase feliz: fui eu. 
 
No meu primeiro sonho depois de morto, vou lembrar do pavor e da esperança que enchiam os pulmões do garoto de ar puro, ele que tanto sonhou e não disse uma palavra quando sobrevoou a copa das árvores, lembrarei que os sonhos do garoto continuarão sendo os meus sonhos. Isso me dá uma liberdade quase sobrenatural, como se eu voasse mesmo -acima de todos os erros que cometi nessa vida. Portanto, estar vivo aqui e agora ou morto e enterrado a sete palmos do chão amanhã ou depois de amanhã, é um pormenor, algo indiferente para mim, como se eu já tivesse morrido na calle Ciudad de la Paz,ali, sozinho,bebendo vinho e olhando a bunda de alguém.